Santa Casa realiza circuncisões gratuitas em campanha da SBU
Responda rápido: quantas vezes por semana você lava seu pênis ou, como diria o Zico, na Campanha de Combate ao Câncer, o seu galinho? Se falou todos os dias, então você e o seu companheiro estão livres das estatísticas da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), que apontam que a cada 13 dias um pênis é amputado no Brasil.
"Para evitar o câncer de pênis é simples: basta lavá-lo com água e sabão", orienta o urologista Mário Ronalsa. Segundo ele, um dos principais problemas deste tipo de neoplasia é a fimose – doença que impede que a glande do pênis seja exteriorizada e possa ser limpa corretamente.
Para tentar evitar o surgimento de novos casos em Alagoas, a Santa Casa de Maceió sediou a 2ª edição da Campanha de Combate ao Câncer de Pênis, que realizou 20 cirurgias gratuitas de postectomia (circuncisão). Conforme explica o próprio Mário Ronalsa, nesta intervenção cirúrgica é retirado o couro (prepúcio) que cobre a glande.
"Quando o prepúcio está fechado forma-se um esmegma (sebo) potencialmente cancerígeno, daí a importância em se tratar o problema ainda na infância", complementou. Dentre os 20 pacientes operados, dois possuíam câncer de pênis, um deles em estágio avançado.
A iniciativa contou com o apoio da Direção Médica, que sugeriu a realização anual do projeto, seguindo os passos de outras ações, como a Operação Sorriso. Para as cirurgias foram reservadas quatro salas, além de profissionais da Santa Casa de Maceió. A anestesia foi local e cada intervenção não durou mais de 30 minutos, com o paciente sendo liberado em seguida.
Estiveram presentes à iniciativa, o presidente da Campanha Nacional de Combate ao Câncer, Aguinaldo Nardi, e o presidente da seccional alagoana da Sociedade Brasileira de Urologia, Rogério Bernardo.
Fonte: Assessoria de Comunicação – Santa Casa de Maceió
Deixe uma resposta