Oncologia na Estrada estará em Penedo nesta quinta
Um relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS) prevê que até 2030 o mundo terá 27 milhões de doentes com câncer e será obrigado a enterrar outros 17 milhões por causa da patologia.
Ainda segundo a própria entidade, 45% destes óbitos poderão ser evitados se houver o diagnóstico precoce da doença, acompanhado por ações de prevenção. É justamente para falar de prevenção, que a equipe do projeto Oncologia na Estrada estará em Penedo, nesta quinta-feira (24), para encontrar-se com os profissionais do Programa Saúde da Família do município e de cidades vizinhas.
Idealizado pelo oncologista clínico Divaldo Alencar, o projeto põe literalmente na estrada a equipe de especialistas do Centro de Oncologia e Hematologia Lourival Nunes da Costa, que se desloca periodicamente a municípios alagoanos para ministrar palestras sobre prevenção e diagnóstico do câncer.
Segundo Divaldo Alencar, que executa o projeto em conjunto com a coordenadora do Serviço de Oncologia Clínica da Santa Casa de Maceió, Andréa Albuquerque Costa, as visitas às cidades visam atualizar os profissionais sobre formas de prevenção da doença e como fazer o rastreamento dos possíveis casos, sempre com foco no diagnóstico em estágio inicial da doença.
"Observamos que muitos dos pacientes com câncer chegam à Santa Casa de Maceió em estado muito avançado, o que poderia ser evitado se fosse realizado o diagnóstico precoce", diz Andréa Albuquerque.
O projeto conta com o empenho de uma equipe multidisciplinar formada por médicos, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, farmacêuticos e terapêutas ocupacionais. Andréa Albuquerque relata que o trabalho está tendo boa receptividade por parte dos gestores municipais que, por meio das suas Secretarias de Saúde, se encarregam de reunir e motivar as equipes do PSF para as palestras.
Desde abril, quando teve início, já participaram do projeto cerca de 1000 profissionais nos municípios de Murici, Pilar, Maceió, Piaçabuçu, Piranhas e Cajueiro. Divaldo Alencar lembra que a execução do projeto é totalmente patrocinada pela Santa Casa de Maceió, cabendo ao município reservar o local do evento. Ao término das palestras, alunos da Liga de Oncologia da Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) aplicam um questionário.
Os municípios interessados no projeto podem entrar em contato com o Centro de Oncologia da Santa Casa de Maceió pelos telefones 2123-6379 ou 2123-6966.
Fonte: Assessoria de Comunicação – Santa Casa de Maceió
Deixe uma resposta