SUS: cirurgião carioca se impressiona com novo hospital da Santa Casa de Maceió
Com 35 leitos pediátricos e um centro cirúrgico exclusivo com capacidade para até 5 mil cirurgias/ano, a estrutura da Unidade de Pediatria do Hospital Nossa Senhora da Guia surpreendeu até mesmo profissionais de renome da Pediatria Cirúrgica Brasileira, como o médico carioca Sérgio Muniz de Brito. "Poucos hospitais no Brasil oferecem esta quantidade de leitos pediátricos para cirurgia", elogiou o cirurgião.
Conforme comentou o coordenador da unidade pediátrica, o cirurgião Luciano Agra, a idéia é fazer do hospital um centro de referência no Nordeste, daí os planos de expansão de especialidades médicas estarem em franco andamento. Ele explicou, entretanto, que por enquanto a unidade realiza apenas procedimentos de pequeno e médio porte, que não exijam o suporte de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Ao comemorar 410 cirurgias pediátricas em pouco menos de quatro meses de funcionamento, o Hospital Nossa Senhora da Guia anuncia que a partir de novembro passará a realizar também cirurgias de otorrinolaringologia. A unidade, cujo atendimento é exclusivo para os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), já realiza cirurgias geral, plástica e ortopédica em crianças.
Como o hospital ainda não está cadastrado no sistema de marcação de consultas do município (Cora) , o encaminhamento de pacientes têm sido realizado por meio de médicos vinculados ao hospital ou através das secretarias municipais de saúde. Podemos afirmar " que é uma demanda expontânea, face a carência que existia na área de cirurgia pediátrica", diz Luciano Agra .
Segundo ele, o hospital poderia realizar cirurgias de grande porte, porém, seria necessário que os gestores públicos negociassem com instituição Santa Casa de Misericórdia uma remuneração que viabilizasse a implantação de UTIs neonatal ou pediátrica, permitindo a expansão dos serviços à população, principalmente nas áreas de Cirurgia Neonatal, de Videolaparoscopia Pediátrica, de Urologia Pediátrica e de Oncologia Cirúrgica Pediátrica. Se os gestores públicos apoiarem esta iniciativa poderemos, sem dúvidas, muito em breve ser esta referência na cirurgia pediátrica .
O Hospital Nossa Senhora da Guia é a unidade materno-infantil da Santa Casa de Maceió de-dicada exclusivamente às gestantes e pacientes infantis do SUS. O hospital conta com duas recep-ções climatizadas, ambientação decorada, dois centros cirúrgicos, 74 leitos, sendo nove da Unidade de Cuidados Intermediários, além de uma integrada equipe multidisciplinar.
Deixe uma resposta