Notícias

Confira as últimas notícias e novidades

Campanha alerta sobre a morte súbita

Cardiologista Edvaldo Xavier proferirá palestra no Centro de Estudos da Santa Casa de Maceió

Cardiologista Edvaldo Xavier proferirá palestra no Centro de Estudos da Santa Casa de Maceió

A Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas promove esta semana em todo o País o Dia Nacional de Prevenção das Arritmias Cardíacas e Morte Súbita, celebrado nesta quinta-feira (12).
A morte súbita cardíaca mata cerca de 700 pessoas por dia no Brasil, totalizando nada menos que 250 mil óbitos por ano, segundo dados do Datasus. “A título de comparação, nos Estados Unidos são cerca de 300 mil a 400 mil mortes por ano”, afirma o cardiologista da Santa Casa de Maceió, Edvaldo Xavier.
A terceira edição da campanha, intitulada Coração na Batida Certa, será realizada em mais de 50 centros em todo o País no período de 6 a 12 de novembro. Em Alagoas, o cardiologista Edvaldo Xavier proferirá a palestra Morte Súbita, destinada a médicos e enfermeiros.
Aberto à comunidade, mas com inscrições limitadas a 80 vagas, o evento ocorrerá no Centro de Estudos da Santa Casa de Maceió, nesta quinta-feira (12), às 8 horas. O acesso é gratuito. Mais informações: (82) 2123-6037

Conceito
A morte súbita cardíaca é a morte natural devido a causas cardíacas manifestadas por uma abrupta perda de consciência, antecedida por sintomas como dor no peito, palpitações e “falta de ar”, podendo ocorrer em indivíduos com ou sem cardiopatia pré-existente.
“É um evento dramático do ponto de vista social, econômico e psicológico, porque, acomete o indivíduo na sua fase mais produtiva da vida”, lamenta o cardiologista Edvaldo Xavier.
Mas engana-se quem pensa que a morte súbita cardíaca atinja apenas adultos doentes. Recém-nascido, adultos sadios e atletas também pode ser vítimas.
Nos adultos, as doenças das artérias coronárias (infarto agudo do miocárdio) respondem por cerca de 80% das ocorrências, atingindo pacientes acima dos 35 anos. Já nos indivíduos abaixo dessa idade, as principais causas são as doenças congênitas como a cardiomiopatia hipertrófica, responsável por até um terço dos eventos fatais.
O óbito pode ocorrer sem aviso ou ser precedido por palpitações ou vertigens, principalmente durante uma atividade física vigorosa. “A doença de Chagas também pode levar a morte súbita prematura seus portadores”, diz o especialista.
A prevenção da morte súbita passa pela prevenção das doença coronarianas e seus fatores de risco: hipertensão arterial, diabetes, obesidade, sedentarismo e tabagismo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Por favor, escolha a área que deseja conversar para que possamos lhe atender.
//
Consultas e Exames
Fale com nossos atendentes
Marcação de Consultas e Exames