Leite humano: Nossa Senhora da Guia terá posto de coleta
Os técnicos da Fundação Osvaldo Cruz (FioCruz) aprovaram esta semana o projeto de construção do lactário e do posto de coleta de leite humano do Hospital Nossa Senhora da Guia (HNSG). A informação foi confirmada pela técnica da FioCruz, Rosângela Simões, em recente oficina realizada pelo hospital.
O lactário – local onde se manipula o leite materno ordenhado e pasteurizado e leite artificial – é um dos pré-requisitos para o selo Hospital Amigo da Criança, do Unicef. “Já o posto de coleta é uma estratégia da política de aleitamento materno do hospital para aumentar a oferta de leite humano e reduzir o uso de fórmulas infantis”, disse a enfermeira da maternidade, Zara Moraes.
A aprovação do projeto é o primeiro passo para que a maternidade integre a Rede Brasileira de Bancos de Leite. Em Alagoas, o Hospital Nossa Senhora da Guia se juntará aos cinco bancos de leite existentes (dois em Maceió, dois em Arapiraca e um em São Miguel dos Campos) e aos dois postos de coleta, sendo um na capital alagoana e outro em União dos Palmares.
Conforme acentuou Rosângela Simões, os bancos de leite humano de Maceió coletam entre 70 e 100 litros de leite por mês, quando o ideal seriam 300 litros/mês ou 10 litros/dia. “A entrada do Hospital Nossa Senhora da Guia na rede deverá aumentar esses números, uma vez que os gestores e a equipe técnica da maternidade demonstram estar empenhados em incentivar o aleitamento materno na unidade”, disse Rosângela.
O posto de coleta trará benefícios diretos aos recém-nascidos internados na Unidade de Cuidados Intermediários que por sua condição clínica não podem amamentar. Com o posto de coleta, a unidade passará a receber leite processado do Banco de Leite Humano, que será oferecido aos bebês em substituição às fórmulas infantis.
Deixe uma resposta