Santa Casa promove segunda turma do curso ACLS
A segunda turma do curso de imersão Suporte Avançado de Vida em Cardiologia (ACLS) terá início neste sábado (7), às 8 horas, no Centro de Estudos da Santa Casa de Maceió.
Manequins “inteligentes”, que custam cerca de 40 mil reais cada, testarão a reação de médicos e enfermeiros em situações de emergência como parada cardio-respiratória, derrame cerebral, taquicardias, acidente vascular cerebral, edema agudo de pulmão dentre outros.
O projeto visa atualizar médicos, enfermeiros e estudantes do último ano do Curso de Medicina sobre os protocolos sugeridos pela American Heart Association para serem utilizados em serviços de emergência. O curso é uma promoção da Diretoria Médica da Santa Casa de Maceió, com o suporte da Sociedade Brasileira de Cardiologia, e ocupará o Centro de Estudos neste sábado (7) e domingo (8).
Nesta segunda turma participam profissionais das áreas de Emergência, Unidades de Terapia Intensiva e dos Plantões Médicos para lidarem com situações de urgência e emergência em cardiologia.
Dados
Conforme explicou Osvaldo Liberal, coordenador do projeto pela Santa Casa de Maceió, ter uma equipe capacitada em ACLS representa um diferencial para a instituição no atendimento às emergências, lembrando que poucos profissionais detém essa capacitação avançada.
Segundo Francisco Souto, diretor do Centro de Treinamento da Sociedade Brasileira de Cardiologia, a cada 26 segundos uma pessoa é vítima de parada cardio-respiratória nos Estados Unidos, daí a importância deste tipo de iniciativa.
O custo médio gira em torno de 50 mil reais, parte custeada pela Santa Casa de Maceió e parte pelos médicos participantes.
Deixe uma resposta