Notícias

Confira as últimas notícias e novidades

Santa Casa de Maceió é pioneira em AL no tratamento a laser para cálculo renal

Holmium Laser, mais recente tecnologia disponível no mercado para eliminar a popular pedra nos rins

Holmium Laser, mais recente tecnologia disponível no mercado para eliminar a popular pedra nos rins

A Santa Casa de Maceió traz para Alagoas a mais moderna tecnologia a laser aplicada no tratamento do cálculo urinário. O equipamento foi cedido à instituição, a título de comodato, em reunião do provedor Humberto Gomes de Melo com representantes da empresa especializada Endomedical.
“A cirurgia endoscópica a laser é a última palavra em tratamento para casos de cálculo urinário que exijam intervenção cirúrgica”, explicou o urologista Mário Ronalsa, presidente da secção alagoana da Sociedade Brasileira de Urologia.
Além de cômoda e segura – por ser minimamente invasiva e permitir o rápido retorno do paciente a sua rotina normal -, a técnica a laser é mais eficiente do que a sua co-irmã, a ureterorenolitotripsia balística. Esta última abre espaço para possíveis intercorrências, já que utiliza um tipo de feixe de energia que pode lançar a pedra para outras áreas do sistema urinário ao invés de quebrá-la. No caso do laser, o calculo é praticamente pulverizado.
O laser também concorre com outra técnica bastante utilizada: o bombardeamento extra-corpóreo (litotripsia), que é indicado para pequenos cálculos. Conforme frisou Mário Ronalsa, o equipamento já está instalado e os profissionais prontos para atender os pacientes. O procedimento já é coberto pela maioria dos planos de saúde, menos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
O especialista alertou, entretanto, que caberá ao médico decidir se o paciente tem indicação para fazer este tipo de procedimento. “A técnica é indicada para pacientes cujo cálculo esteja obstruindo o rim ou ureter, provocando fortes dores e levando ao comprometimento funcional destes orgãos”.
No procedimento, o médico conduz o laser até o local onde está o cálculo por meio de orifícios e do trajeto natural do aparelho urinário utilizando, instrumentos de visualização, dentre eles óticas e fibras flexíveis.
“Assim que possuímos uma visualização direta do nosso alvo, utilizamos o Holmium laser para pulverizar o cálculo urinário. Este se reduz a fragmentos de espessura inferior a 1mm e passa a ser facilmente expelido pela urina”, explica Mário Ronalsa.
Segundo Sérgio Bergamo, gerente regional de vendas da Endomedical, outra vantagem do Holmium Lazer é o baixo índice de retorno do problema e de re-tratamentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Por favor, escolha a área que deseja conversar para que possamos lhe atender.
//
Consultas e Exames
Fale com nossos atendentes
Marcação de Consultas e Exames