Notícias

Confira as últimas notícias e novidades

Santa Casa de Maceió realiza 67% das aplicações de quimioterapia de AL

Levantamento realizado junto ao Datasus revelou que a Santa Casa de Maceió é o hospital alagoano que mais realizou aplicações de quimioterapia em 2009. A instituição foi responsável por 67,83% (12.823 aplicações) das quase 19 mil registradas no período. O ranking é formado ainda pelo Hospital Universitário com 3.322 aplicações (17,57%) e pelo Hospital Afra Barbosa com 2.759 aplicações (14,59%).
“Ao investir no Centro de Oncologia, a Santa Casa de Maceió disponibilizou para os pacientes do SUS, conveniados e particulares um moderno centro especializado no tratamento oncológico”, disse o provedor Humberto Gomes de Melo, que realizou a pesquisa junto ao Datasus, referindo-se ao Centro de Oncologia e Hematologia Lourival Nunes da Costa.
Ainda segundo o levantamento, a Santa Casa de Maceió recebeu pacientes de 96 cidades, ficando de fora os municípios de Jequiá, Monteirópolis, Feliz Deserto, Jundiá, Palestina, Porto Real de Colégio e Porto de Pedras.
Ao mapear todo o estado, Humberto Gomes de Melo descobriu também que dois municípios – Jequiá e Monteirópolis – não enviaram pacientes para quimioterapia na rede pública de saúde de Alagoas.
A consulta ao Datasus revelou ainda que Maceió, com 46,70%, é o município que mais realizou tratamentos de quimioterapia na rede hospitalar, sendo seguido à distância por Arapiraca (10,11%), com 1.912 aplicações; Palmeira dos Índios (2,15%), 407 aplicações; Rio Largo (1,77%), 334 aplicações; e União dos Palmares (1,68%), 317 aplicações. Esses cinco municípios respondem por 62,5% dos registros. Já os demais somaram 37,5%.
Excelência – Após sua ampliação em 2007, o Centro de Oncologia da Santa Casa de Maceó passou a disponibilizar 42 leitos para atendimento ao SUS, conveniados e particulares. Além de tratamento oncológico clínico personalizado e de um ambiente harmonicamente decorado, o serviço possui espaços específicos para crianças e adultos, incluindo uma brinquedoteca.
O Centro de Oncologia possui ainda uma equipe multidisciplinar especializada, formada por oncologistas, enfermeiras, assistentes sociais, farmacêuticos, além de nutricionistas, psicólogos e terapeutas ocupacionais, estes últimos, inclusive, ainda não cobertos pelos planos de saúde, mas disponíveis aos pacientes do SUS, conveniados e particulares. Tais serviços são prestados pelo corpo clínico da Santa Casa sem nenhum custo adicional.
Ao centralizar várias especialidades e serviços, o Centro de Oncologia evita que os pacientes precisem percorrer a cidade em busca de tratamento em locais diferentes. “Esses deslocamentos trazem muito desconforto”, finalizou Humberto Gomes de Melo.
Mais informações: 2123-6964

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Por favor, escolha a área que deseja conversar para que possamos lhe atender.
//
Consultas e Exames
Fale com nossos atendentes
Marcação de Consultas e Exames