Exemplo do Nordeste
Alagoas foi mais uma vez destaque na mídia nacional por meio de reportagem publicada na revista e no site especializado Notícias Hospitalares. Editada em São Paulo, a publicação enfatiza a excelência da gestão da Santa Casa de Maceió, destacando ser possível gerir uma entidade filantrópica e torná-la referência no País. Confira o contéudo da reportagem.
"Humberto Gomes de Melo, provedor da Santa Casa de Maceió, tem se destacado entre os gestores brasileiros da saúde por profissionalizar a administração do maior hospital filantrópico de Alagoas e, sobretudo, por adotar modernas práticas de gestão voltadas para a excelência na assistência ao paciente. Mas, o que vem chamando a atenção mesmo é o equilíbrio financeiro da instituição, que em nada se parece com o cenário de crise revelado por recente estudo da Confederação das Santas Casas de Misericórdia.
Num ano em que 1,3 mil instituições filantrópicas – 71% do total em atividade no País – acumulam dívidas que chegam a R$ 5,67 bilhões, a Santa Casa de Maceió conseguiu não somente manter sua saúde financeira, como ainda investiu na modernização do complexo hospitalar e na implantação do novo Hospital Nossa Senhora da Guia. Esta unidade materno-infantil possui características de hospital privado, mas atende exclusivamente aos pacientes do SUS.
O mais recente reconhecimento de todo esse trabalho veio da Federação Brasileira de Administradores Hospitalares, que concedeu a Humberto Gomes de Melo o Prêmio Administrador Emérito, na categoria Hospital Filantrópico. Para simbolizar a homenagem, um troféu foi entregue a Humberto Gomes, em concorrido jantar oferecido em São Paulo, reunindo as principais lideranças do setor.
Outros reconhecimentos importantes, enfatizando a gestão do provedor à frente da Santa Casa de Maceió, foram conferidos por entidades de renome como a Organização Nacional da Acreditação (ONA), que no início do ano conferiu o grau de Hospital Acreditado à Santa Casa de Maceió.
Já a revista Isto É Dinheiro incluiu a instituição entre os cinco estabelecimentos de saúde com melhor índice de sustentabilidade financeira do País, segundo o mais abrangente ranking empresarial do Brasil patrocinado pela Editora Três.
Humberto Gomes de Melo preside ainda a Federação Nacional dos Estabelecimentos de Serviços de Saúde (Fenaess) e foi indicado para presidir a edição 2011 do ClasSaúde, evento realizado em parceria com a Feira e Forum Hospitalar – maior feira de produtos, equipamentos e serviços para a área de saúde da América Latina.
Também este ano, Humberto Gomes de Melo assumiu a vice-presidência da Confederação Nacional de Saúde (CNS). Criada em 1994, a CNS é uma entidade sindical de terceiro grau, o mais elevado existente na legislação sindical brasileira. Com sede no Distrito Federal, a CNS congrega atualmente oito federações (Fenaess, Fehosul, Feherj, Fehospar, Fehoesc, Fehoesg, Febase e Fehoesp) e 90 sindicatos de saúde em atividade no país.
A CNS também representa todos os estabelecimentos de serviços de saúde, dentre eles hospitais, clínicas, casas de saúde, laboratórios de análises clínicas e patologia clínica, serviços de diagnóstico, imagem e fisioterapia, operadoras de planos de saúde, entre outros estabelecimentos do gênero.
Além de tudo isso, Humberto Gomes de Melo ainda preside o Sindicato dos Hospitais de Alagoas e encontra tempo para estudar e se aprofundar nos números da saúde no País. Para isso, conta com ferramentas como a Internet, fonte inesgotável de dados estatísticos e de informação sobre o setor.
"A informação está ao alcance de todos. Mas não basta ter informações e dados, é preciso saber o que fazer com eles. É preciso ver a instituição como um todo, é preciso ouvir os colaboradores e contar com uma equipe comprometida com o trabalho. Ninguém faz tudo sozinho, por isso, dedico minhas conquistas à frente da Santa Casa de Maceió aos 1847 colaboradores e aos mais de 500 médicos desta instituição sesquicentenária", resumiu Humberto Gomes de Melo.
Mérito merecido (*)
O surgimento de novas lideranças é sempre bem-vinda, ainda mais da qualidade e competência do Dr. Humberto Gomes de Melo. Significa que o aprimoramento da gestão dos serviços de saúde está gerando novos nomes no cenário nacional, capazes de implantar métodos gerenciais eficazes e transformadores.
Por isso, o prêmio de Administrador Emérito, concedido ao Dr. Humberto pela FBAH não foi um mero acaso. Sua ascensão como administrador vem se evidenciando ao longo do tempo e o reconhecimento foi apenas uma consequência natural desse trabalho realizado por ele.
(*) Paulo Roberto Segatelli, presidente da Federação Brasileira de Administradores Hospitalares
“Um líder setorial” (*)
Desde que o Dr. Humberto Gomes de Melo assumiu a Fenaess estou tendo a oportunidade de conhecê-lo melhor e pude perceber o quanto é respeitado por seus colegas. Trata-se de um grande líder do setor no Norte e Nordeste e que, agora, tem a oportunidade de trazer para o Centro-Sul todo seu conhecimento e colaboração para a melhoria da saúde como um todo.
Também reflexo de todo o seu preparo profissional foi o fato de ter assumido a presidência do Congresso Latino-Americano de Serviços de Saúde, evento oficial da Hospitalar realizado por Fenaess, Sindhosp, Hospitalar Feira e Fórum e CNS. Penso que esta é uma forma de homenagear também o Dr. Juljan Czapski, que tanto admirava o trabalho e as qualidades pessoais do Dr. Humberto, e de garantir a continuação do pensamento de nosso mestre na área de congressos de gestão.
O Dr. Humberto é um formador de opinião e um líder setorial conceituado. Seu entusiasmo e persistência em seguir objetivos, somados a características como serenidade, segurança e humildade, são qualidades que o destacam em nosso meio. Todo o setor de saúde se beneficiará com seu conhecimento e liderança.
(*) Waleska Santos, presidente da Hospitalar Feira & Forum
Deixe uma resposta