Operação Sorriso e Santa Casa de Maceió realizam 66 cirurgias na terceira edição do projeto
Nada menos que 138 crianças, adolescentes e adultos se inscreveram na Operação Sorriso deste ano. Deste total, 66 pacientes foram selecionados para realizar cirurgias de correção de fenda palatina, fenda labial ou fissura palato-labial, que ocorrerão até o dia 12 de outubro no Hospital Nossa Senhora da Guia.
Segundo o cirurgião plástico Clóvis Brito, de acordo com o perfil dos pacientes esse número pode superar as 70 cirurgias. “Em pacientes com fenda labial, o procedimento pode levar apenas 45 minutos. Já o tipo mais complexo – palato-labial – são cerca de 2 horas e meia, isso sem considerar o tempo necessário para o pre e o pós-operatório”, acrescentou Clóvis Brito.
A Operação Sorriso e seus parceiros enviaram para Alagoas quase uma tonelada em equipamentos e suprimentos, material desembarcado no Hospital Nossa Senhora da Guia pela equipe da Marinha do Brasil.
Já a equipe multidisciplinar, formada por voluntários de todo país, do Equador e da Colômbia, reúne 45 profissionais, entre cirurgiões plásticos, pediatras, anestesistas, psicólogos, fonoaudiólogos e enfermeiros. A equipe de voluntários leigos de outros estados soma cerca de 30 pessoas.
Também se envolveram na Operação Sorriso, os profissionais da Santa Casa de Maceió e de suas unidades externas – Hospital Nossa Senhora da Guia e Docente Assistencial Rodrigo Ramalho. Já a Rede Feminina de Combate ao Câncer recebeu pacientes na Casa de Apoio e nos alojamentos no Colégio Cenecista. As crianças deverão ter alta na próxima sexta-feira (15).
Deixe uma resposta