Radioterapia da Santa Casa de Maceió recebe certificado de qualidade do Inca
O Programa de Qualidade em Radioterapia do Instituto Nacional do Câncer conferiu o certificado de qualidade ao Instituto de Radioterapia da Santa Casa de Maceió por estar em conformidade com os padrões de qualidade do protocolo de dosimetria termoluminiscente definido pelo Ministério da Saúde.
Conforme explicou o físico nuclear José Joaquim Ferro Costa, a Santa Casa de Maceió recebeu não um mas três certificados: dois para o equipamento conhecido como Clinac 2100 C e um para o Mevatron 74.
A certificação é a confirmação de que os tratamentos de radioterapia realizados na Santa Casa de Maceió seguem padrões internacionais de qualidade. "A complexidade deste tipo de tratatamento exige precisão na dosagem da irradiação", explicou Joaquim Ferro, que integra a equipe liderada pelo oncologista Marcos Davi. O Instituto de Radioterapia atende a nada menos que 160 pacientes/dia.
Os equipamentos utilizados na Santa Casa de Maceió irradiam fotons de alta energia para o tratamento de tumores malignos. Utilizam os mesmo tipo de energia do Raio-X, só que com maior intensidade. O Instituto de Radioterapia não usa elementos radioativos, como o cobalto e o césio, que são mais prejudiciais ao paciente.
Deixe uma resposta