Santa Casa forma nova turma de médicos residentes

A Santa Casa de Maceió formou noite desta quinta-feira (20), no auditório Sizenando Nabuco, no Centro de Estudos da instituição, mais uma turma de médicos residentes em Cirurgia Geral, Anestesiologia e Clínica Médica.
Concluíram o curso os residentes Aderval de Melo Carvalho e Adriana Soares Valente, da Anestesiologia; Anderson de Melo Mota Ataíde e Bruno Alexandre Lima Silva, da Clínica Médica; e Andréia Esteves de Lima e Fellipe Omena Rodrigues Lisboa, da Cirurgia Geral.
Prestigiaram a solenidade de formatura, o provedor Humberto Gomes de Melo; o presidente do Centro de Estudos Professor Lourival de Melo Mota, Duílio Marsíglia; o coordenador da Comissão de Residência Médica (Coreme), Joaquim Sávio e o coordenador do programa de Clínica Médica, Hélvio Ferro. O evento contou ainda com a presença de preceptores, pais e parentes dos formandos.
Nos vários discursos da noite os preceptores da residência médica foram destacados como o principal elo entre os residentes e a instituição, entre teoria e prática e entre a técnica e o humanismo imprescindìveis na relação com os pacientes e com os colegas de trabalho.
Os principais articuladores da Residência Médica, o anestesiologista Joaquim Sávio e o médico intensivista Hélvio Ferro, ressaltaram a importância do trabalho realizado pelos preceptores em sintonia com o comprometimento dos residentes.
Já o provedor Humberto Gomes de Melo pontuou em seu discurso que "investir na formação de médicos competentes e levar a Santa Casa de Maceió a tornar-se uma instituição de ensino e pesquisa deve ser motivo de orgulho não apenas para nós, mas para toda Alagoas”.
Humberto Gomes lembrou também que a Residência Médica conseguiu cumprir todos os requisitos definidos pelo Ministério da Educação para que a Santa Casa seja reconhecida oficialmente como hospital-escola pelo MEC, incluindo especialidades que não são requisitos para a concessão do título, como Otorrinolaringologia e Ortopedia.
O presidente do Centro de Estudos, Duílio Marsiglia, ressaltou o empenho do provedor Humberto Gomes de Melo em resgatar a tradição da instituição enquanto unidade de ensino e pesquisa. “Hoje somos hospital-escola de fato; em breve, graças ao seu trabalho, seremos de direito”, disse Marsíglia, dirigindo-se ao gestor da Santa Casa.
Discursaram ainda o coordenador clínico do Hospital Nossa Senhora da Guia, Luciano Agra; o preceptor da Cirurgia Geral, Jacob Rêgo de Miranda; e os formandos Adriana Soares e Bruno Alexandre.
O programa de pós-graduação da Santa Casa conta hoje com especialidades como Anestesiologia, Cirurgia Geral, Clínica Médica, além de Pediatria, Obstetrícia/Ginecologia, Otorrinolaringologia e Ortopedia.
Após a solenidade formal, os convidados acompanharam o decerramento da placa de conclusão de curso e participaram do coquetel comemorativo.