Notícias

Confira as últimas notícias e novidades

Capela da Santa Casa de Maceió abre Semana Santa com Missa de Ramos

A Capela da Santa Casa de Maceió inicia neste sábado e domingo, na missa das 17 horas, os ritos da Semana Santa deste ano. Conforme explica o padre Cícero Lenisvaldo, a Missa do Domingo de Ramos é a festa litúrgica que celebra a entrada de Jesus Cristo na cidade de Jerusalém.
Nesse dia, são comuns procissões em que os fiéis levam consigo ramos de oliveira ou palmeira, o que originou o nome da celebração. Segundo os Evangelhos, Jesus foi para Jerusalém para celebrar a Páscoa Judaica com os discípulos.
Cristo entrou na cidade como um rei, mas sentado num jumentinho – o símbolo da humildade – sendo aclamado pela população como o Messias, o Rei de Israel. A multidão entoava: "Hosana ao Filho de Davi!" Isto aconteceu alguns dias antes da sua Paixão, Morte e Ressurreição. A Páscoa Cristã celebra então a Ressurreição de Jesus Cristo.
Origens
O rito do Domingo de Ramos tem suas origens em um costume popular do século V, em Jerusalém, quando moradores da cidade faziam uma procissão solene para comemorar a entrada de Jesus na cidade, conforme relata em seu blog o pesquisador católico Carlos Eduardo.
A procissão de palmas iniciava-se no Monte das Oliveiras e seguia em direção da cidade, imitando o ingresso de Jesus Cristo na Cidade Santa, conforme relatam os Evangelhos. Em sua origem, a procissão não estava ligada a uma celebração eucarística.
No ocidente, os primeiros registros desses costumes datam do século VII na Espanha e na Gália (atual França). Somente no século XII Roma passou a aceitar essa tradição. No início da Idade Média, o centro da atenção era o livro do Evangelho, mais tarde foi suplantado por relíquias e, finalmente, pela própria Hóstia.
O Rito
O rito do Domingo de Ramos começa em uma capela afastada ou simplesmente no pátio externo da igreja onde for celebrada a missa. Os ramos que os fiéis levam consigo são abençoados pelo sacerdote. O celebrante proclama o Evangelho relebrndo a entrada de Jesus em Jerusalém e inicia a procissão com algumas orações próprias da festa.
Ao ingressar na igreja a festa muda de caráter, passando-se a celebrar a Paixão de Cristo. Em seguida é narrado o Evangelho da Paixão, e segue a liturgia eucarística como de costume.
Conforme lembra o padre Cícero Lenisvaldo, a Igreja recorda que o mesmo Cristo aclamado pela multidão no domingo como rei, foi crucificado a pedido da mesma multidão na sexta. Assim, o Domingo de Ramos é um resumo dos acontecimentos da Semana Santa e também sua solene abertura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Por favor, escolha a área que deseja conversar para que possamos lhe atender.
//
Consultas e Exames
Fale com nossos atendentes
Marcação de Consultas e Exames