DIA MUNDIAL SEM TABACO: Santa Casa abre hoje novas inscrições para grupos de tratamento

Núcleo de Apoio aos Tabagistas monta estande na Santa Casa de Maceió

O Núcleo de Apoio ao Tabagista (NAT) da Santa Casa de Maceió abre hoje (31/05) as inscrições para a formação de novos grupos de tratamento anti-tabagismo. A iniciativa integra a programação alusiva ao 31 de maio – Dia Mundial Sem Tabaco – instituído pela Organização Mundial de Saúde.
Para tanto, o NAT preparou um estande na Santa Casa de Maceió – próximo à lanchonete Pão de Queijo – para receber inscrições da comunidade e de colaboradores da instituição.
O estande também será o local de apoio da panfletagem que ocorrerá das 8 horas às 17 horas. O NAT é coordenado pela pneumologista Fátima Alécio e possui uma equipe multidiscimplinar formada por psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros entre outros profissionais.
Números
O último censo do Instituto Brasileiro e Geográfico (IBGE), realizado em 2009, trouxe uma boa e uma má notícia. A boa nova é que houve uma redução no número de fumantes. Enquanto em 1999 cerca de 30% da população brasileira tinha o hábito de fumar, em 2009 esse percentual caiu para 17%, A má notícia é que os fumantes ainda somam 32,5 milhões, um contingente que está sob risco de desenvolver câncer nos próximos anos e que preocupa médicos, autoridades e profissionais da saúde.

Dez motivos para detestar o tabaco

A pneumologista Fátima Alécio e o oncologista Marcos Melo, ambos da Santa Casa de Maceió, elencaram dez motivos que podem salvar a vida de quem pensa em fumar ou quer largar o vício. Além do risco de câncer, a discriminação em locais públicos é um dos fatores que incomoda os fumantes. “Eles são criticados até pelos filhos”, diz Fátima Alécio. Confira o infográfico.

Tratamento inclui medicamento e acompanhamento psicológico

Os grupos de tratamento antitabagismo reúnem entre 10 e 15 pessoas. Durante três meses são realizadas seis sessões, sendo uma reunião a cada 15 dias.
O tratamento inclui acompanhamento psicológico e administração de medicamentos, como drágeas e/ou adesivos de nicotina. Os medicamentos têm a função de reduzir os efeitos que a dependência química provoca nos pacientes que deixam de fumar.
“O paciente pode sofrer a crise de abstinência, cujos sintomas principais são sequidão na boca, taquicardia, insônia, irritabilidade e um intenso desejo de fumar, que beira a compulsão”, finaliza a pneumologista Fátima Alécio.