Caminhada e minimaratona marcam a festa dos 160 anos da Santa Casa de Maceió

Mais de 1,5 mil pessoas participaram da sexta edição da Minimaratona e Caminhada em Defesa da Vida em comemoração aos 160 anos da Santa Casa de Maceió. A concentração e a largada ocorreram no Clube Alagoinhas, com uma aula de aquecimento e alongamento. Já a chegada ocorreu na Praça Multieventos da Pajuçara, onde foram instaladas barracas de serviço e playground para as crianças.
Em seu discurso, o provedor Humberto Gomes de Melo agradeceu à presença da banda do 59º Batalhão de Infantaria Motorizada, além de parceiros como a Rede Feminina de Combate ao Câncer, que participaram do evento com um estande.
“A Santa Casa de Maceió é a instituição que mais atende pelo Sistema Único de Saúde em Alagoas, destinando mais de 60% de seus leitos ao SUS. É um motivo de orgulho para nós servir à sociedade e compartilhar esta festa dos 160 anos”, discursou o provedor Humberto Gomes de Melo.
A caminhada contou a presença da presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer, Jane Falcão; de médicos como o oncologista Marcos Davi e o cardiologista Hemerson Casado; e de personalidades como o coronel Fernando Theodomiro Lima.
“A Santa Casa de Maceió é a nossa casa, por isso nada mais justo estarmos presentes neste momento de festa”, disse Jane Falcão, lembrando o trabalho desenvolvido pela ong na acolhida aos pacientes da quimioterapia e radioterapia.
A minimaratona teve duas largadas, uma com o pelotão masculino, cujo vencedor foi o técnico de enfermagem Elenilson Pereira da Silva, e a segunda com o pelotão feminino, cujo primeiro lugar foi conquistado pela encarregada de higienização Glayce da Silva Lima, tricampeã da prova.
Um minitrioelétrico acompanhou a caminhada por toda orla da Pajuçara até a Praça Multieventos, onde foi servido um café da manhã à base de frutas, sucos, picolés e muita água para hidratar. Nas barracas foram prestados diversos serviços pelas equipes da Nutrição, Enfermagem, Hospital Nossa Senhora da Guia, além da Rede Feminina de Combate ao Câncer.
Ao final do evento foram sorteadas 10 bicicletas e cinco computadores entre os colaboradores.