‘Exame de próstata é rápido, indolor e pode salvar a sua vida’
Nos próximos 60 minutos, enquanto você estiver lendo essa reportagem, ao menos um brasileiro estará morrendo de câncer da próstata no Brasil. Infelizmente, outros seis cidadãos, segundo o Instituto Nacional do Câncer, receberão o diagnóstico positivo da doença.
A má notícia é que em 2011 são esperados cerca de 12 mil óbitos e 52 mil novos diagnósticos, o que torna este tipo de câncer o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma).
Outro fato negativo é que a doença é silenciosa e assintomática em sua fase inicial. Quando os primeiros sintomas aparecem a neoplasia já está em estágio avançado, dificultando a cura.
Por outro lado, a boa notícia é que se o tumor for descoberto cedo o índice de cura é alto. Outro detalhe importante é que o exame da próstata, conhecido também como toque retal, é rápido (não dura mais que 20 segundos) e indolor (o paciente sente apenas um leve desconforto).
“O toque retal e o P.S.A. (antígeno específico prostático), usados conjuntamente, são os mais precisos exames para o diagnóstico do câncer da próstata atualmente”, afirmou o urologista Mário Ronalsa, coordenador do Serviço de Urologia da Santa Casa de Maceió e presidente da Sociedade Brasileira de Urologia, seccional Alagoas.
Rápido e indolor
Em meio aos preparativos para o Dia Nacional de Combate ao Câncer de Próstata, no próximo 17 de novembro, Mário Ronalsa explicou que muitos homens ainda pensam que o exame de toque retal é demorado e doloroso.
“Antigamente, os médicos realizavam a massagem prostática em homens com doenças sexualmente transmissíveis. O procedimento provocava dor e, de fato, era demorado (durava longos 30 minutos). Quanto ao toque retal, o procedimento é realmente rápido e indolor”, completou Ronalsa.
A segunda ferramenta para prevenir o câncer de próstata é o PSA. Este exame de sangue identifica certas substâncias comuns à doença. O problema é que cerca de 20% dos tumores não são identificados pelo PSA, o que limita o alcance do teste.
A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que todo homem com 45 anos de idade ou mais submeta-se anualmente ao check-up da próstata. O recado destina-se aos homens que não apresentem sintomas (dificuldade urinária, ardor para urinar, aumento da frequência miccional, jato urinário fraco etc.) e que não tenham parentes próximos (pai, irmão) com o tumor.
Agora, se houver sintomas, geralmente urinários, não importa a idade – o exame de próstata tem que ser feito imediatamente. Havendo parentes próximos com os sintomas ou o diagnóstico de câncer, o exame deve ser iniciado aos 40 anos de idade.
Deixe uma resposta