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Santa Casa de Maceió colhe frutos do planejamento estratégico

Luís Claudio Albuquerque, gerente da Qualidade da Santa Casa de Maceió

Luís Claudio Albuquerque, gerente da Qualidade da Santa Casa de Maceió

A Santa Casa de Maceió atingiu em 2012 uma taxa histórica de ocupação hospitalar de 86,4% em março, bem acima da média verificada em anos anteriores (66% em 2009; 69,8% em 2010 e 72% em 2011) e superior a média de 78,5% em 2011 divulgada pela Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp). "Nossa meta é chegarmos a 90% ao final do ciclo 2012-2014", prevê Luís Claudio Albuquerque, gerente da Qualidade e Planejamento da Santa Casa de Maceió.
A taxa de ocupação é apenas um dos indicadores de desempenho e qualidade assistencial, que revelam os primeiros resultados de um trabalho iniciado em 2004, quando a instituição decidiu buscar o reconhecimento da Organização Nacional da Acreditação e investir numa reengenharia de processos voltada para a qualidade e a segurança do paciente.
Para alcançar e manter o primeiro nível da Acreditação, a instituição investiu numa série de encontros envolvendo seus colaboradores; na implantação de processos e rotinas integrando vários setores e profissionais da área Assistencial; na reforma da estrutura física de diversos setores, como a Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF); na reformulação da área de Logística, com a adoção de modernas ferramentas de controle (incluindo todo o processo de gestão de orteses, próteses e materiais especiais); entre outras iniciativas. "Todo esse trabalho, visando a excelência e a segurança dos processos assistenciais, teve como base o planejamento estratégico da instituição", enfatiza o gerente Luís Cláudio.
"Ao adotar o planejamento estratégico como um instrumento de gestão, a Santa Casa de Maceió definiu diretrizes para construir o futuro, avaliando e alterando o presente e tendo como referência o passado", acrescentou Cláudio Albuquerque, antecipando os próximos passos da instituição na busca pelo nível 2 da Acreditação e na consecução dos objetivos do planejamento estratégico.
Mercado – Um dos objetivos do planejamento estratégico para os próximos anos é ampliar a participação da Santa Casa de Maceió no mercado alagoano pela ampliação de seus serviços e número de leitos. Por isso, está prevista a abertura de novas unidades de diagnóstico, investimentos na unidade de tratamento quimioterápico e ampliação no número de leitos.

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