Esclarecimento ao povo alagoano
A Santa Casa de Misericórdia de Maceió, instituição que vem prestando relevantes e ininterruptos serviços à comunidade alagoana desde 1851, tem sempre se esforçado para estender e aprimorar os seus serviços, principalmente naquelas áreas onde as demandas da população são maiores e mais prementes.
Durante o período compreendido entre junho de 2009 e maio de 2012, a instituição ofertou exclusivamente à comunidade usuária do Sistema Único de Saúde (SUS) os serviços pediátricos e obstétricos no Hospital Nossa Senhora da Guia, primando sempre por sua marca consagrada de atuação: a qualidade assistencial.
Nesse período, o Hospital Nossa Senhora da Guia foi reconhecido não somente pela execelência na assistência aos pacientes, como também pelo elevado número de atendimentos registrados no período, que o tornou o hospital que mais realizou procedimentos obstétricos e cirurgias pediátricas, superando inclusive os grandes hospitais públicos e privados de Alagoas, conforme dados do Ministério da Saúde:
20.143 procedimentos obstétricos e pediátricos, dos quais:
13.920 partos normais, cesarianas e curetagens; e
4.729 cirurgias pediátricas.
Não obstante essa bem sucedida experiência, a Mesa Administrativa da Santa Casa de Misericórdia de Maceió decidiu, por unanimidade, mudar o direcionamento do Hospital Nossa Senhora da Guia, após diálogo com os gestores municipal e estadual, passando a prestar assistência aos pacientes oncológicos.
Mesmo sendo o hospital que mais atende pacientes portadores de câncer em Alagoas, a Santa Casa de Misericórdia de Maceió ampliará sua atuação numa área que necessita de uma atenção ainda maior por parte do setor saúde.
O atendimento obstétrico ao SUS, por sua vez, será suprido por outras entidades hospitalares, consoante venham a disciplinar os gestores municipal e estadual no âmbito das suas respectivas competências. Mesmo mudando de foco, o Hospital Nossa Senhora da Guia continuará prestando atendimento exclusivamente aos usuários do SUS.
As razões das mudanças foram expostas detidamente em audiência concedida à Provedoria da Santa Casa de Misericórdia de Maceió no último dia 08, em Brasília, pelo secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Dr. Helvécio Miranda Júnior, em fundamental exercício de transparência com que vem atuando a nossa secular entidade filantrópica, sempre voltada ao mais elevado interesse público.
A Santa Casa de Misericórdia de Maceió reafirma à comunidade alagoana o seu compromisso maior de continuar atendendo à população com excelência e qualidade, aproveitando o ensejo para agradecer aos alagoanos, em especial aos usuários do SUS, que tiveram a oportunidade de serem assistidos no Hospital Nossa Senhora da Guia, usufruindo do carinho e atenção que lhes foram dispensados pelos nossos profissionais e colaboradores.
Humberto Gomes de Melo
Provedor da Santa Casa de Maceió
Deixe uma resposta