Notícias

Confira as últimas notícias e novidades

Laserterapia bucal alivia efeitos de tratamento oncológico

Odontóloga Fernanda Mota, da Unidade Professor Rodrigo Ramalho

Odontóloga Fernanda Mota, da Unidade Professor Rodrigo Ramalho

A odontologia avançada tem permitido aos dentistas não apenas detectar precocemente alguns tipos de câncer que se manifestam na boca, como também auxiliar no alívio da dor e no controle de efeitos colaterais da quimioterapia e da radioterapia.
Embora com eficácia comprovada na literatura internacional, o tratamento ainda é desconhecido por muitos pacientes oncológicos e mesmo por médicos. Prova disso é que o consultório de onco-odontologia na Unidade Docente Assistencial Professor Rodrigo Ramalho oferece esse serviço desde 2010, mas poucos pacientes tiveram acesso ao procedimento até hoje.
"A laserterapia consiste basicamente na aplicação de laser de baixa intensidade nas úlceras, edemas, inflamações e hemorragias decorrentes da radioterapia e quimioterapia", explicou a onco-odontóloga Fernanda Mota, lembrando que a tecnologia traz inúmeros benefícios aos pacientes submetidos à quimioterapia ou radioterapia de cabeça e pescoço.
Um dos efeitos colaterais de ambos os tratamentos é justamente a mucosite oral (inflamação na boca), manifestada na forma de úlceras, que deixam a região dolorida e dificultam a alimentação do paciente. Sem a nutrição necessária, o paciente acaba apresentando quadro de baixa imunidade, agravando os efeitos do tratamento.
"A laserterapia atua como um bioestimulante e anestésico, ajudando a recuperar os danos na mucosa, aliviando a dor e melhorando o paladar. A intensidade da dor é variável em cada paciente, mas, de maneira geral, essas úlceras ou aftas comprometem a mastigação de alimentos", detalhou Fernanda Mota.
Segundo a odontóloga, a intensidade da mucosite pode ser um fator limitante, obrigando até mesmo a interrupção do tratamento oncológico e dificultando o controle da doença. Os tratamentos convencionais são paliativos e de eficácia bastante inferior aos benefícios alcançados pela laserterapia.
"A luz laser de baixa intensidade atua de forma indolor, alivia a dor e não apenas promove a aceleração da cicatrização das úlceras como, ainda, previne futuros episódios de mucosite oral", explica. Apesar do SUS não cobrir este tipo de técnica, a Santa Casa de Maceió oferece esse procedimento na Unidade Docente Assistencial Professor Rodrigo Ramalho.
Fernanda Mota orienta os pacientes que serão submetidos a tratamento oncológico para que consultem um cirurgião-dentista oncológico ou centro especializado antes do início da quimioterapia ou da radioterapia.
O profissional avaliará a saúde bucal do paciente e a indicação de aplicação da laserterapia no tratamento ou prevenção de lesões na mucosa da boca. A Unidade Professor Rodrigo Ramalho localiza-se na Avenida Assis Chateaubriand, na Praia do Sobral em Maceió, ao lado do Sindicato dos Jornalistas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Por favor, escolha a área que deseja conversar para que possamos lhe atender.
//
Consultas e Exames
Fale com nossos atendentes
Marcação de Consultas e Exames