Retorno do Hospital Nossa Senhora da Guia reduzirá fluxo de gestantes para a Santa Mônica e o HU

Provedor da Santa Casa de Maceió, Humberto Gomes de Melo, ao lado

A reabertura do Hospital Nossa Senhora da Guia aliviará a pressão sobre as maternidades públicas Santa Mônica e do Hospital Universitário. Esta é a avaliação do secretário de Saúde de Maceió, Adeilson Loureiro, e do provedor da Santa Casa de Maceió, Humberto Gomes de Melo, que estiveram reunidos na semana passada em reunião da Mesa Administrativa.
As duas unidades, uma gerenciada pelo Estado e outra pela União, vivenciaram momentos de estresse com a superlotação de seus leitos durante os mais de dois meses em que o Hospital Nossa Senhora da Guia esteve fechado. Especializada em partos de baixo e médio risco e oferecendo atendimento de pré-natal, a maternidade mantida pela Santa Casa de Maceió permaneceu desativada devido à falta de anestesistas.
Com o fechamento do Hospital Nossa Senhora da Guia e de outras unidades, as gestantes de baixo e médio risco se dirigiram para as duas maternidades que, em condições normais, atendem prioritariamente pacientes de alto risco. Resultado: lotação de leitos. "A tendência é normalizar o fluxo de gestantes nos próximos dias", disse Adeilson Loureiro.

Atendimento humanizado
Inaugurado em junho de 2009, o Hospital Nossa Senhora da Guia foi adquirido, reformado e ampliado com recursos próprios da Santa Casa de Maceió totalizando um investimento de R$ 4,6 milhões.
Neste período, o hospital realizou 20.143 procedimentos obstétricos e pediátricos, sendo 13.920 intervenções, entre partos normais, cesarianas e curetagens; 4.729 cirurgias pediátricas, além de cirurgias ginecológicas. Somente em 2011 a unidade internou 5.355 pacientes, resultado que a posicionou entre as 45 maternidades que mais internaram pelo SUS no país naquele ano.
Um dos diferenciais da unidade são os investimentos na assistência humanizada às gestantes, tanto que a maternidade é a única do setor privado, com atendimento exclusivo pelo SUS, a dispor de assistentes sociais, psicólogos e fisioterapeutas em sua equipe multidisciplinar.
Este cuidado é tanto que mesmo com o hospital lotado, as gestantes que recorrem à unidade são atendidas pelos obstetras e encaminhadas em seguida às demais unidades vinculadas ao SUS.
Vale destacar que o Hospital Nossa Senhora da Guia não realiza partos de alto risco, ou seja, aqueles que exigem o suporte de Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal ou cuja gestante precise de cuidados especiais. Nesses casos, elas são encaminhadas para maternidades como a Santa Mônica e Hospital Universitário.