“Com uma boa gestão e apoio do governo é possível fazer um SUS com excelência”

Membros do Comitê da Saúde destacam estrutura de unidade materna

O Comitê de Saúde de Alagoas, instituído pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), iniciou pelo Hospital Nossa Senhora da Guia uma série de visitas que realizará a partir de agora às maternidades vinculadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) no estado. Com a superlotação verificada na rede de assistência materna e a reabertura da unidade da Santa Casa de Maceió, o comitê decidiu avaliar de perto a estrutura dos estabelecimentos e a opinião das pacientes sobre o atendimento.
O depoimento do presidente do Comitê da Saúde, o corregedor-geral da Justiça, James Magalhães, resumiu a impressão dos demais membros do colegiado presentes na visita. “Aqui temos a certeza de que o dinheiro dos impostos, recolhido por cada cidadão, está sendo bem empregado, retornando à sociedade por meio de um atendimento com qualidade”, disse o magistrado.
Ao lado do provedor da Santa Casa de Maceió, Humberto Gomes de Melo, e do próprio desembargador James Magalhães, visitaram o Hospital Nossa Senhora da Guia a vereadora Heloísa Helena; o secretário da Saúde de Maceió, Adeilson Loureiro; e a representante do Ministério Público da União, a defensora pública Tarcila Maia.
Após percorrer as enfermarias e os centros cirúrgicos obstétrico e pediátrico do Hospital Nossa Senhora da Guia, o provedor Humberto Gomes de Melo apresentou os primeiros números do atendimento após o reinício das atividades.
"Em setembro, o Hospital Nossa Senhora da Guia realizou 408 atos obstétricos, o que torna a maternidade a unidade que mais realizou atendimentos pelo SUS em Alagoas no período", disse Humberto Gomes de Melo. O executivo revelou ainda aos membros do comitê que a reabertura da unidade ajudou a reduzir a superlotação em maternidades como a Santa Mônica, já que além de gestantes de baixo e médio risco da capital e do interior alagoano, o hospital recebe também algumas gestantes de alto risco de acordo com a avaliação clínica.
O secretário Adeilson Loureiro aproveitou a visita para anunciar que o Hospital Nossa Senhora da Guia será a primeira maternidade de Maceió a receber o novo sistema de identificação biométrica de gestantes, que permitirá identificar em tempo real cada uma das mulheres internadas na rede do SUS na capital alagoana.