Santa Casa investe na moderna e eficiente radioterapia 3D

Imagem 3D de paciente com grande tumor na região buco-maxilar (região demarcada em amarelo): precisão de técnica evita dano em órgãos vizinhos

A Santa Casa de Maceió alcançou um outro patamar de excelência ao investir na chamada radioterapia 3D conformacional, tecnologia que utiliza o feixe de raios de um acelerador linear para desenhar em três dimensões o tumor pesquisado.
"Com a radioterapia 3D conformacional é possível visualizar e delinear as estruturas a serem tratadas, os órgãos a serem protegidos e definir geometrias de planos para focar a dose correta de radiação na área tumoral, preservando-se os órgãos, tecidos e ossos próximos do tumor. Além disso, a técnica permite prever e evitar os efeitos colaterais do tratamento", explicou Marcos Davi Melo, gestor do Instituto de Radioterapia, unidade da Santa Casa de Maceió que recebeu investimentos e realiza atualmente cerca de 90 tratamentos tridimensionais por dia. A radioterapia deixou de ver o tumor na perspectiva bidimensional (2D) e passou a tratá-lo em três dimensões (3D). A radioterapia conformacional ganhou esse nome porque ela se adequa a cada tumor e às características orgânicas do paciente.
Na técnica 3D se define exatamente a área do tumor e os campos de tratamento, distribuindo-se a radiação ionizante por ângulos diferentes. Como um dos principais focos da técnica é a delimitação do tumor, nos casos em que ocorre metástase a radioterapia conformacional pode não ser a mais recomendada. Mas, ainda assim, a indicação depende de cada caso.
Cada órgão ou tecido do corpo humano possui uma tolerância à radiação. Daí a importância da radioterapia conformacional que, por meio de um criterioso planejamento, trabalha para que apenas o tumor sinta os efeitos do tratamento.