Protocolos e equipamentos reduzem riscos na terapia intravenosa

Simpósio contou com a presença da enfermeira Fernanda Fugulin

No Rio de Janeiro, uma idosa morreu após receber sopa na veia. No Distrito Federal, uma criança recebeu superdosagem de adrenalina e também veio a óbito. Em São Paulo, uma adolescente não sobreviveu após receber vaselina ao invés de soro. Casos como estes vêm se repetindo com preocupante frequência e mostram a importância de se investir na linha de cuidados visando a segurança do paciente.
“Pouca gente sabe, mas, em média, os profissionais de enfermagem com atuação em hospitais dedicam algo entre 30% e 40% de seu tempo diário ao manuseio de medicamentos”, afirma Jorge Acioly, coordenador de Enfermagem da Santa Casa de Maceió.
Para evitar erros em procedimentos, a instituição vem investindo em protocolos, ferramentas e tecnologias. Na lista estão a classificação de dependência de cuidados da enfermagem, a ferramenta NAS (Nursing Activities Score), o sistema Fugulin, o venoscópio, o hipodermóclise, além do sistema de monitoramento à distância de infusão intravenosa, que está em processo de implantação.

Classificação
A classificação de dependência de cuidados da enfermagem é uma ferramenta que permite gerenciar o tempo de enfermagem que cada paciente precisa levando-se em consideração a condição clínica do paciente.

NAS
O NAS (Nursing Activities Score) é o mais moderno e abrangente sistema de classificação de necessidades de cuidados de enfermagem, que possibilita correlacionar de forma objetiva a carga de trabalho de enfermagem com o quantitativo de pessoal disponível.

Fugulin
É uma ferramenta validada pelo Conselho Federal de Enfermagem utilizada na classificação de pacientes e no cálculo de lotação das áreas.

Venoscópio
Equipamento que utiliza emissões de infravermelho para visualizar a veia do paciente, garantindo maior precisão e segurança no momento da punção.

Hipodermóclise
Método para infusão subcutânea de medicamentos que permite a punção de outras partes do corpo em substituição ao braço ou o pescoço (acesso central) em pacientes de cuidados paliativos ou de longa permanência.