Festa de São Vicente de Paulo terá início nesta terça (24) com missa solene

A Festa de São Vicente de Paulo 2013 será aberta com uma missa solene às 17 horas desta terça-feira (24) com a participação do Apostolado da Oração.
Com o tema "Quem cré, vê", a missa celebrará o trecho 1-7 da Carta Encíclica Lumen Fidei, de autoria do Papa Francisco.
O documento diz que: "A fé é uma luz capaz de iluminar a existência do homem, de ajudá-lo a distinguir o bem do mal, em particular hoje, em uma época na qual o crer se opõe ao buscar e a fé é vista como uma ilusão, um salto no vazio que impede a liberdade do homem.
Na festa deste ano, os paroquianos, pacientes e a sociedade alagoana serão brindados com uma surpresa. As relíquias da Beata Irmã Dulce serão trazidas à capela no dia 25 de setembro, donde serão levadas às enfermarias do hospital.
Nos três dias de preparação, que se iniciam no dia 25, a capela receberá a presença de padres da Arquidiocese que guiarão os paroquianos nas meditações do tríduo festivo.
Confira a programação do tríduo em homenagem a São Vicente de Paulo, cuja data de falecimento – em 27 de setembro de 1660 – é celebrada por católicos de todo o mundo e marca também a comemoração dos 162 anos de fundação da Santa Casa de Maceió.

PROGRAMAÇÃO DA FESTA DE SÃO VICENTE DE PAULO

Dia 24/09 – Terça feira

Missa de abertura às 17h

Tema – "Quem crê, vê".

Convidados especiais: Apostolado da Oração

Dia 25/09 – Quarta feira

17h – Celebração Eucarística

Tema – Na vida quotidiana nos confiamos a pessoas que conhecem as coisas melhor que nós (arquiteto, médico, farmacêutico, advogado), assim também na fé necessitamos de alguém que seja confiável e experto nas coisas de Deus e Jesus é Aquele que nos explica Deus. (Lumen fidei 8-22).

Convidados especiais: Pastoral da Saúde e Rede feminina de combate ao câncer.

Visita das relíquias da Beata Irmã Dulce ao Hospital

15h– Celebração Eucarística com a presença dos enfermos internados no Hospital.

Dia 26/09 – Quinta feira

17h – Celebração Eucarística

Tema – A fé é uma força consoladora no sofrimento. A fé não é luz que dissipa todas as nossas trevas, mas lâmpada que guia os nossos passos na noite. Falar de fé comporta freqüentemente falar também de provas dolorosas. O cristão sabe que o sofrimento não pode ser eliminado, mas pode adquirir um sentido; pode tornar-se ato de amor, entrega nas mãos de Deus que não nos abandona (Lumen fidei 56-57).

Convidados especiais: Vicentinos

Dia 27/09 – Sexta feira

17h – Solene Celebração Eucarística

Tema – A luz da fé não nos faz esquecer os sofrimentos do mundo. A fé reforça os vínculos entre os homens e se põe ao serviço concreto da justiça, do direito e da paz. Eis porque ela não distancia do mundo e não é estranha ao esforço concreto do homem contemporâneo (Lumen fidei 56-57).

Convidados especiais: Diretores, equipe médica, enfermeiros e demais colaboradores da Santa Casa.