Notícias

Confira as últimas notícias e novidades

Mamografia é realizada no mesmo dia na Unidade Rodrigo Ramalho

Unidade Rodrigo Ramalho na orla do Prado

Unidade Rodrigo Ramalho na orla do Prado

A Lei nº 11.664, promulgada em 2008, tornou obrigatória no Sistema Único de Saúde (SUS) a realização de mamografias em mulheres com mais de 40 anos. O problema é que apesar de campanhas como o Outubro Rosa a procura por mamografias no SUS ainda é considerada baixa. A Santa Casa de Maceió, por exemplo, poderia realizar pelo SUS até 2 mil mamografias/mês, mas entre janeiro e setembro último a média foi de apenas 1.231 exames/mês. Em janeiro, por exemplo, foram realizados pouco mais de 800 exames. No total, 6.921 mamografias deixaram de ser realizadas no período.
Antes que a lei entrasse em vigor, a Santa Casa de Maceió investiu na digitalização da mamografia e na instalação de dois modernos equipamentos na Unidade Docente Assistencial Rodrigo Ramalho.
"Infelizmente, a procura pela mamografia poderia ser maior. O problema é que as pessoas acham que tudo no SUS é demorado e tem longa fila de espera, mas na Unidade Rodrigo Ramalho as pacientes não precisam agendar a mamografia e o exame é realizado no mesmo dia", diz o médico Eglício Viana, coordenador do Serviço de Radiologia da Santa Casa de Maceió. “A falta de conhecimento por parte da população e dos serviços municipais de saúde é uma das causas do problema”.
A paciente deve ser encaminhada pelo médico do posto de saúde com a guia de autorização do SUS ou consultar-se na própria Unidade Rodrigo Ramalho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Por favor, escolha a área que deseja conversar para que possamos lhe atender.
//
Consultas e Exames
Fale com nossos atendentes
Marcação de Consultas e Exames