Casamento de paciente com câncer internada em unidade da Santa Casa de Maceió marcou 2013

Uma paciente da Unidade Cônego João Barbosa Cordeiro, mãe de duas filhas e 39 anos de idade, realizou um antigo sonho junto com seu esposo: casar-se no religioso. Com o apoio do companheiro, que passa o dia no hospital e trabalha à noite, ela luta há anos contra um câncer de intestino que vem resistindo aos tratamentos oncológicos. A cerimônia ocorreu na própria unidade e foi marcado de muita emoção.
O exemplo acima é apenas um entre tantos relatados pela equipe da Unidade Cônego João Barbosa Cordeiro (UCJBC), unidade de internamento da Santa Casa de Maceió especializada no atendimento a pacientes com câncer em estágio avançado.
A Unidade Cônego João Barbosa Cordeiro foi inaugurada em agosto no terceiro pavimento da Unidade Docente Assistencial Professor Rodrigo Ramalho, localizada na Praia do Sobral, no bairro do Prado.
Segundo a oncologista Carolina Zau, essa uma das ações realizadas visando fortalecer a relação família-paciente e atender alguns desejos finais do paciente.
Outro caso foi o de uma paciente com câncer de fígado que teve seu aniversário comemorado na UCJBC junto com a equipe e seus familiares. Transferida da Santa Casa de Misericórdia, ela teve uma melhora no quadro, chegando a receber alta.
“Um dos desejos dela era tomar banho de chuveiro, algo que não fazia há dois meses. Em pouco tempo, após sua transferência para a Unidade, a fisioterapeuta deixou-a em condições, com o auxílio de uma cadeira de rodas, de voltar a praticar o ato tão simples para nós”, disse Carolina Zau.
Aniversários, reencontros e visitas de entes queridos ou parentes distantes confortam os pacientes que lutam contra o tempo para viverem mais e com melhor qualidade de vida. “Da nossa parte, tentamos preparar a família para o momento da perda”, relatou.
Em três meses de funcionamento, a unidade realizou o internamento de 90 pacientes, destes 49 faleceram em virtude do estágio avançado da doença, 33 receberam alta e oito ainda continuam internados.