Pacientes são saudados com flauta e violino na Santa Casa de Maceió

Ao assumir a direção da Santa Casa de Maceió em 2003, o provedor Humberto Gomes de Melo iniciou um gesto que já virou tradição no período do Natal. Na companhia de sua esposa, a psicanalista Rosinete Mendonça de Melo, e de um grupo de colaboradores, o provedor Humberto Gomes percorre todos nos anos o complexo hospitalar e suas unidades externas saudando colaboradores e pacientes acompanhados por um flautista e um violinista.
Além de mensagens de paz, o provedor e sua esposa fizeram um convite à oração ao distribuírem terços durante a saudação. Outra iniciativa que recebeu elogios foi a entrega de calendários a pacientes e acompanhantes.
Na saudação deste ano Rosinete Mendonça de Melo levou consigo uma imagem do menino Jesus simbolizando e convidando a todos para a celebração do nascimento de Jesus Cristo.
O roteiro do provedor Humberto Gomes e de sua comitiva teve início nas primeiras horas da manhã da última sexta-feira no Hospital Nossa Senhora da Guia, unidade cujo atendimento de gestantes, parturientes e crianças é exclusivo pelo SUS. Em seguida, o grupo dirigiu-se à Unidade Docente Assistencial Rodrigo Ramalho, complexo que reúne a cardiologia e diversas especialidades ambulatoriais do SUS, e à creche São Vicente de Paulo, destinada aos filhos dos colaboradores.
Por fim, no início da tarde, a comitiva concluiu a saudação de natal após percorrer todo o complexo hospitalar da Santa Casa de Maceió, no centro da capital alagoana.
A dona de casa Maria Rita Ferreira, acompanhando sua filha após uma cirurgia de apendicite, relatou sua emoção ao ouvir a melodia natalina se aproximando da enfermaria. “Foi emocionante, foi lindo, fiquei muito surpresa. Lembrei de quando era criança”, disse Maria Rita.
“A música faz bem a gente. Num ambiente onde você vê pessoas doentes ou se recuperando, a música que ouvi hoje foi como um bálsamo”, disse Clara de Assis Lima, mãe de outra paciente que está internada na Santa Casa de Maceió.