Santa Casa de Maceió se despede de Neilton Serafim
Ao anunciar o falecimento do obstetra e ginecologista Neilton Serafim, a Santa Casa de Maceió se solidariza com os familiares e amigos deste médico que, no decorrer de sua vida, soube exercer com humanismo e competência o seu mister.
Em reconhecimento por seu trabalho e sua história, a Santa Casa de Maceió fez em 2012 um tributo a Neilton Serafim emprestando seu nome à Unidade Materna do Hospital Nossa Senhora da Guia.
Breve história
Nascido em Canhotinho (PE), o obstetra Neilton Serafim de Souza acompanhou desde cedo o seu pai no comércio e importação de cereais e bacalhau.
Mas, ao invés de seguir a carreira de comerciante, o jovem Neilton Serafim decidiu trilhar outro caminho: ele ingressou na Faculdade de Medicina, quando sequer existia os planos para abrir a atual Universidade Federal de Alagoas. Naquela época, a Santa Casa de Maceió funcionava como único hospital de ensino do estado.
Neilton Serafim formou-se em 1960 na última turma do Curso de Medicina antes da criação da Ufal. O jovem médico deixou o estado em busca de especialização em São Paulo. Voltou a Alagoas com o título de residência médica em Ginecologia e Obstetrícia, área em que atuou ativamente.
Segundo o livro “Médicos de 1960 – Alagoas”, organizado pela escritora Almira Gouveia Alves Fernandes (Editora Gráfica), Neilton Serafim abriu mão de uma promissora carreira em São Paulo para ter a companhia de sua esposa, a geógrafa Zeres de Albuquerque Souza.
Na Santa Casa de Maceió, Serafim dedicou 30 anos de sua vida como médico, dos quais 10 como diretor da Unidade de Obstetrícia. Neilton Serafim era visto por seus pares como o colega pacificador e conciliador. "Calmo e atencioso, de nada reclama e nunca demonstra mal humor", escreveu Almira Gouveia em seu livro.
De seu apartamento com vista para o mar, Neilton Serafim viveu uma merecida e tranquila aposentadoria a lado da esposa, filhos e netos. As inúmeras homenagens que recebeu ainda em vida comprovam o respeito que seu nome inspira até hoje.
Deixe uma resposta