Notícias

Confira as últimas notícias e novidades

Casos de câncer de pulmão aumentam entre mulheres (*)

O Câncer é a segunda causa de morte natural mais frequente no Brasil, perdendo apenas para os problemas cardíacos, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca). E entre os tipos, os casos de câncer de pulmão vem aumentando e ocupa, hoje, o quinto lugar em incidência entre as mulheres, situação que não existia antigamente. As mortes podem ser evitadas, tudo através de prevenção e tratamento.

O câncer de pulmão é um tumor maligno que pode pegar desde a traqueia até a periferia do pulmão. E pode ser de dois tipos diferentes: o de pequenas células e o de não pequenas células (tipo mais frequente). Dentre os fatores de risco para o câncer de pulmão, o tabagismo é o principal e responsável por 90% dos casos. Porém fatores genéticos, fatores ambientais como poluição, exposição a substâncias cancerígenas e histórico familiar também devem ser considerados.

No Brasil e no mundo, as ocorrências de câncer de pulmão aumentam entre as mulheres a cada ano e a principal causa é a quantidade crescente de fumantes do sexo feminino. A Pneumologista do Instituto de Doenças Pulmonares da Santa Casa de Misericórdia de Maceió, Dra. Fátima Alécio, explica: “Antigamente, fumar era um ‘privilégio masculino’ e com a igualdade de direitos entre os sexos, as mulheres não só conseguiram seu papel na sociedade, como também desenvolveram hábitos de risco e vícios antes apenas masculinos, entre eles: o tabagismo”.

Por fatores genéticos e hormonais, as mulheres desenvolvem o câncer de pulmão mais precocemente (menos de 50 anos) e o risco de evolução é maior do que nos homens, independente do número de cigarros fumados. Para prevenir o câncer de pulmão, não fumar é a principal opção. “Quanto maior a dose de nicotina (substância que constitui o princípio ativo do tabaco) inalada, maior o risco de adquirir qualquer doença relacionada ao tabaco, principalmente o câncer de pulmão”, reforça a Dra. Alécio.

O esclarecimento à população dos fatores de risco e o tratamento do tabagismo é essencial para combater o mal do câncer de pulmão. Existem tratamentos médicos que podem ser oferecidos aos dependentes da nicotina, com o objetivo de ajudá-los a conseguir se livrar do vício. Na Santa Casa de Maceió, o Instituto de Doenças Pulmonares possui profissionais treinados para realizar estes tratamentos que auxiliam os usuários a abandonar a dependência.

(*) Profissional médica consultada: Dra Maria de Fátima Alécio – Pneumologista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Por favor, escolha a área que deseja conversar para que possamos lhe atender.
//
Consultas e Exames
Fale com nossos atendentes
Marcação de Consultas e Exames