Teatro e humor marcam Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho

Maurício Vilela, presidente da Cipa, e Sílvio Melo, gerente de Gestão de Pessoas

O mais recente levantamento do Ministério da Previdência revela uma retração no número de acidentes de trabalho. De 2011 para 2012, houve 15 mil acidentes a menos, mas o número ainda é elevado: 705 mil ocorrências no ano, o que aponta a necessidade de mais investimentos em campanhas e políticas de prevenção. Na lista de acidentes mais comuns estão os ferimentos e fraturas no punho e na mão.
Considerando que na Santa Casa de Maceió manuseia-se cerca de 100 mil agulhas/mês, segundo a Gerência de Risco e Assistência Hospitalar, têm-se à vista a necessidade de contínuos alertas e campanhas voltadas para a segurança do trabalhador.
“Entre os vários investimentos da instituição nesta área, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat), realizada esta semana, reforça os esforços do hospital para preservar a saúde de seus colaboradores”, comentou Sílvio Melo, gerente de Gestão de Pessoas da Santa Casa de Maceió.
A Sipat 2014 – em sua 21ª edição na Santa Casa de Maceió e 4ª edição no Hospital Nossa Senhora da Guia – trouxe este ano como novidade uma performance teatral com o Grupo Arte Criativa. O foco da apresentação, como não poderia deixar de ser, foi a Norma Regulamentadora (NR) 32.
Formalizada pelo Ministério do Trabalho em 2005, a NR 32 foi a primeira norma no mundo a estabelecer medidas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores de serviços de saúde.
Sob a coordenação da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), com o apoio das gerências de Gestão de Pessoas e de Risco e Assistência Hospitalar e demais gerências, a Sipat realizou palestras simultaneamente nos dias 09, 10 e 11 abril no Centro de Estudos Professor Lourival de Melo Mota e no miniauditório João Batista do Hospital Nossa Senhora da Guia.
Na programação temas como “Fisio-filosofia Jin Shin Jyutsu”, com Martha Barbosa; “Prevenção da Incontinência Urinária na Mulher”, com a fisioterapeuta Barbara Rose; "Ergonomia no Ambiente de Trabalho", com o fisioterapeuta Ramon Araújo de Lucena; “Saúde Bucal”, com Eclivan Marcel Sinécio de Oliveira; “Uso de Dispositivos de Segurança NR32”, “Princípio de Incêndio com utilização de Extintores”, “NR 32 e o papel da fiscalização do DRT-AL”, com o auditor fiscal do Trabalho, Elton Machado Barbosa Costa entre outros.