Acreditação Canadense: Santa Casa consolida diretrizes para higienização das mãos

A Santa Casa de Maceió lançou na manhã desta sexta-feira a ROP da Higienização das Mãos, visando a Acreditação Internacional Canadense. A ROP (Required Organizational Practice ou, em bom português, Práticas Organizacionais Exigidas) é um conjunto de diretrizes voltadas para as boas práticas da assistência ao paciente.
O lançamento ocorreu na comemoração dos 25 anos da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, evento marcado por uma breve retrospectiva a cargo da gerente de Risco e Assistência Hospitalar, Tereza Tenório, além de homenagens a profissionais da instituição.
Entre eles Hélvio Chagas Ferro, Fátima Alécio, Duílio Marsiglia e Jorge Acioli entre outros.
Coube a Larissa Andrade, da Gerência da Qualidade e Planejamento, explicar e detalhar o planejamento que prevê o lançamento de 15 ROPs nos próximos meses.
Cada ROP define as diretrizes assistenciais que a instituição deve seguir em áreas específicas. No caso do evento desta sexta, a higienização das mãos é a primeira ROP a ser difundida já dentro dos esforços da instituição para alcançar a Acreditação Internacional Canadense.
A ROP da Higienização das Mãos elenca os itens que devem ser observados por todos os colaboradores e pela gestão da instituição. Devem estar disponíveis nos setores itens como álcool gel, dispositivos para higienização, pias etc,, assim como deve ser de conhecimento de todos a técnica adequada de higienização, rotinas que estabeleçam esse procedimento, além de iniciativas de divulgação e, por fim, o teste de conformidade da ROP.
Para tanto, serão realizadas estratégias criativas de mobilização, como teatro, esquetes, gincanas entre outros.
O evento de comemoração dos 25 anos da CCIH ocorreu no auditório Sizenando Nabuco, no Centro de Estudos da Santa Casa de Maceió, e contou com a presença do corpo executivo da Santa Casa de Maceió, além de líderes e colaboradores.
O provedor Humberto Gomes de Melo parabenizou a todos pelos esforços em torno da higienização da mãos, sabidamente um dos meios de contaminação mais comuns no ambiente hospitalar. Homenageado pela Gerência de Risco e Assistência Hospitalar, fez questão de conceder a homenagem para o decano da instituição, Duílio Marsiglia, por seu empenho e dedicação à Santa Casa de Maceió.
Ao final do evento, os presentes puderam observar o nível de contaminação das mãos por meio de um equipamento instalado no local.