CIPA: integrantes da Comissão recebem treinamento
De 7 a 11 de julho, a Santa Casa de Misericórdia de Maceió promoveu uma série de treinamentos para os integrantes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). Na programação, além de palestras, os brigadistas da instituição realizaram exercícios práticos de combate a incêndios.
As explanações aconteceram no Centro de Estudos da Santa Casa e na sede da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) e contou com a participação de 50 membros da CIPA. De acordo com Tatiana Gomes, componente da Comissão, a ação é muito importante. “Tivemos a oportunidade de conhecer mais sobre segurança no local onde trabalhamos. Com a demonstração dos brigadistas, perdemos até o medo diante de situações extremas, como um princípio de incêndio”, afirmou.
Os brigadistas da Santa Casa de Maceió, sob o comando do engenheiro de segurança do trabalho, José Augusto dos Santos, mostraram os diferentes tipos de incêndio. Classificados em A (materiais sólidos que deixam resíduos, como madeira, papel, tecido e borracha), B (quando a queima acontece em líquidos inflamáveis, graxas e gases combustíveis), C (incêndio em equipamentos elétricos energizados), D (que tem como combustível os metais pirofóricos, como magnésio, selênio, entre outros) e K (fogo em óleo e gordura em cozinhas), eles devem ser combatidos de formas diferentes.
Os integrantes da CIPA tiveram aulas sobre assuntos ligados à rotina hospitalar. Entre elas: Conhecimentos gerais de higiene, precauções de limpeza e desinfecção no ambiente hospitalar; A probabilidade da exposição ocupacional a agentes biológicos (Risco Biológico); Organização da CIPA e outros assuntos necessários ao exercício das atribuições da Comissão (inspeção de segurança; investigação e análise de acidentes); Avanço Tecnológico no Processo de Trabalho na Central de Esterilização e Critérios Prevencionistas; Princípios Gerais de Higiene do Trabalho e das Medidas de Controle dos Riscos Ocupacionais / PPRA, entre outros.
Uma equipe multidisciplinar da Santa Casa de Maceió foi a responsável pelo treinamento. A enfermeira da GCIH, Luiza Torquato; a nutricionista Tammy Medeiros Campos; a enfermeira do trabalho, Mirian Barros; a enfermeira da CME, Sany Nogueira; o coordenador de hotelaria, Romualdo Barbosa; a médica infectologista, Dra. Maria Cristiane Ferreira; a enfermeira do Centro de Oncologia, Fabrícia; o técnico de Radiologia, Jaelson Pimentel; do coordenador de enfermagem, Daniella Broady; o engenheiro de Segurança no Trabalho, José Augusto; e os técnicos em Segurança do trabalho, Deiseanne Luz, Maria Aparecida, Sandro Alex, Rodrigo Cézar, Pedro Rafael e Gisely Rayane passaram seus conhecimentos sobre suas áreas de atuação.
Deixe uma resposta