Curso prepara técnicos de enfermagem visando a segurança do paciente

Como um técnico de enfermagem deve descrever, notificar, investigar e propor um plano de ação em casos de eventos adversos num hospital? Esse é um dos objetivos do segundo módulo do Curso de Atualização em Acreditação, Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente, realizado neste sábado (11) no centro de estudos da Santa Casa de Maceió.
No encerramento do curso, os participantes divididos em grupos receberam videoreportagens com notórios casos em que houve erros no procedimento com o paciente. Foram analisados desde o caso da paciente que recebeu sopa na veia até a paciente que recebeu uma superdosagem de determinado medicamento.
“Cada grupo terá a oportunidade de analisar o caso e, ao final, propor um plano de ação visando a prevenção do evento adverso”, explicou Luiz Cláudio Ramos de Albuquerque, um dos facilitadores do curso.
Segundo a gerente de Ensino e Pesquisa, Maria Alayde Mendonça Rivera, 85 técnicos de enfermagem da Santa Casa de Maceió participam do curso, cujo foco é a gestão da qualidade em saúde visando a segurança do paciente na prática assistencial.
Além de Luiz Cláudio Ramos, gerente da Qualidade e do Planejamento da Santa Casa de Maceió, as aulas são ministradas também por Larissa Andrade de Araújo Silveira. O curso ocorre das 8h às 12h e de 13h às 17h no Centro de Estudos Professor Lourival de Melo Mota.