Outubro Rosa: Dia da Beleza ajuda a resgatar autoestima de pacientes na Santa Casa de Maceió
Quanto vale o sorriso de uma paciente com câncer após participar de um dia de beleza mesmo estando internada? E o que dizer da alegria de uma senhora de 71 anos que nunca havia sido maquiada e que deixou o sítio onde morava para dar um retoque na aparência em plena sessão de quimioterapia? Alguém pode medir a autoestima de uma paciente que muda o seu visual ao receber uma peruca, cílios postiços, maquiagem e serviços de manicure? E a última pergunta: como explicar o empenho de colaboradores que deixaram seu momento de folga para organizar três eventos cujo foco é a campanha Outubro Rosa e a felicidade dos pacientes?
Tudo isso aconteceu esta semana em três unidades da Santa Casa de Maceió – o Centro de Oncologia Lourival Nunes da Costa, a unidade Cônego João Barbosa Cordeiro, da Unidade Professor Rodrigo Ramalho, e o Serviço de Radioterapia. A iniciativa Dia de Beleza contou com a parceria da cabeleireira Gabriela Cabus e sua equipe; de Papyrus Arranjos Florais e, sobretudo, envolveu o corpo clínico e a criatividade dos colaboradores.
O grupo do Centro de Oncologia, por exemplo, conferiu profissionalismo em cada detalhe do evento, começando pelo bolo cuidadosamente decorado com a logomarca do Outubro Rosa, passando pelas lembrancinhas artesanais e chegando ao esmero na decoração dos ambientes.
Os 25 pacientes internados na unidade Cônego João Barbosa Cordeiro, os 90 pacientes em tratamento no Centro de Oncologia e os 50 pacientes do Serviço de Radioterapia viveram um mix de emoções, segundo Aishá Góis, gestora do Serviço de Oncologia. "No rosto das pacientes em tratamento no Centro de Oncologia, sejam adultas, jovens e crianças, era possível ver mais que alegria. Era possível ver esperança. Por tudo isso, estamos tendo o outubro mais rosa que já tivemos", disse Aishá Góis, lançando um trocadilho alusivo à campanha Outubro Rosa. Além do Dia da Beleza, a programação do Centro de Oncologia incluiu também o relato de pacientes que enfrentaram o câncer e hoje apenas fazem o acompanhamento periódico.
Segundo a oncologista Carolina Záu, coordenadora da unidade Cônego João Barbosa Cordeiro, iniciativas como esta ajudam a aumentar a autoestima do paciente, trazendo reflexos no tratamento e na melhora da qualidade de vida dos pacientes, especialmente aqueles em cuidados paliativos.
Cedidos pelo arquiteto Walmy Becho, os mini buquês presenteados juntamente com os kits de beleza surpreenderam e causaram parte da emoção das pacientes, segundo a cabeleira Gabriela Cabus. “A maioria nunca havia sido presenteada com algo do gênero”, disse Gabriela.
“O beijo no rosto, os apertos de mão, a atenção com cada um, os cuidados de beleza, a maquiagem e as perucas colocadas com carinho descartaram, naquele momento, qualquer sentimento de medo e solidão que pudesse existir. Constatamos a luz que cada paciente e profissional dali carrega no peito”, finalizou.
A programação do Outubro Rosa incluiu ainda rodas de bate-papo em setores como Gestão de Pessoas, onde as médicas do trabalho Francine Loureiro, Rosana Alves e Glenda Rubia falaram sobre prevenção e diagnóstico do câncer de mama.
Outro momento importante foi a palestra da médica infectologista Anienne Gusmão, realizado na última sexta, no auditório do Centro de Estudos Professor Lourival de Melo Mota. Ela compartilhou sua experiência como paciente e os caminhos que trilhou para enfrentar o câncer. Outra iniciativa, visando disseminar o exame da mama, foi fruto de parceira firmada com o Grupo Delfin, que disponibilizou 500 mamografias para as mães dos colaboradores. Nesta terça (28), será a vez do Serviço de Radioterapia realizar o seu Dia da Beleza junto aos pacientes reunidos na recepção da unidade.
Deixe uma resposta