Santa Casa de Maceió inaugura moderno serviço de terapia hiperbárica

Provedor Humberto Gomes de Melo, a diretora da Hiperbárica, Iva Henry, e a câmara de compressão instalada na Santa Casa

A Santa Casa de Maceió inaugurou na tarde desta quinta-feira um moderno serviço de medicina hiperbárica destinado a pacientes com indicação para tratamento por oxigenoterapia, como vítimas de queimaduras, traumas diversos, escaras, pé diabético, úlceras, infecções, feridas, doenças vasculares, lesões de pele entre outros.
A unidade Hiperbárica Santa Casa já está em funcionamento no complexo-sede da instituição, com acesso pela Rua Dias Cabral, no centro da capital alagoana.
O tratamento já é coberto pelos planos de saúde, porém, conforme informou o provedor da Santa Casa de Maceió, Humberto Gomes de Melo, na solenidade de inauguração da nova unidade, a instituição incluirá a terapia no rol de procedimentos cobertos pelo SUS na próxima revisão da contratualização com o município.
A parceria firmada entre a Santa Casa de Maceió e a empresa Hiperbárica Santa Rosa, sediada em Cuiabá (MT), traz para Alagoas a técnica conhecida como oxigenoterapia hiperbárica, desenvolvida no início do século e que se tornou uma importante aliada no tratamento de inúmeras patologias.
"A medicina hiperbárica atua como adjuvante a outros tratamentos adotados pelo médico. A oxigenoterapia hiperbárica é considerada o ‘padrão ouro’ apenas nos casos de doenças de descompressão, ou seja, para este tipo de patologia é o principal tratamento indicado na literatura especializada", explicou a médica Lívia Pereira Nunes, coordenadora técnica da Hiperbárica Santa Casa e pós-graduada em Medicina Hiperbárica.

Efeito da pressão atmosférica é estudado desde a Antiguidade

Desde Aristóteles, por volta do ano 300 a.C., observou-se que a pressão atmosférica provocava efeitos nocivos nos mergulhadores. Ao longo do tempo, estudiosos perceberam que essa mesma pressão atmosférica poderia ser utilizada de forma medicinal para curar certas doenças. O próximo passo foi a descoberta de que o oxigênio fornecido ao paciente dentro de uma câmara hiperbárica poderia atuar como elemento terapêutico.
Conforme detalhou o médico Hélvio Chagas Ferro, a oxigenoterapia hiperbárica é uma técnica na qual o paciente é submetido a uma pressão maior que a atmosférica, dentro de um ambiente controlado, respirando oxigênio puro a 100%.
"A terapia é importante porque abrevia a internação do paciente, agiliza a cura e, do ponto de vista da gestão, racionaliza custos para a instituição e para os planos de saúde", acentuou Hélvio Ferro, ele que em 1979 participou de um grupo pioneiro em São Paulo que pesquisava e via no uso medicinal da oxigenoterapia um caminho para a cura de diversas patologias.
A câmara hiperbárica assemelha-se às câmaras de compressão e descompressão que os mergulhadores usam em mergulhos de grandes profundidades. O equipamento instalado na Santa Casa de Maceió consiste em um compartimento selado, resistente à pressão e pressurizado a ar comprimido, que permite a acomodação e o tratamento de vários pacientes simultaneamente por meio de máscaras individuais que fornecem o oxigênio necessário a cada paciente.