Curso orienta como evitar perdas em material de alto custo

Equipe do centro cirúrgico da Santa Casa Farol em treinamento de reciclagem

A Santa Casa de Farol e a Endomedical promoveram um treinamento pioneiro focado na manipulação adequada de órteses, próteses e materiais especiais de alto custo na área urológica.
Pouca gente sabe, mas o custo de instrumentos utilizados em cirurgias endoscópicas urológicas giram entre R$ 3 mil e R$ 150 mil reais, o que pode representar um sério prejuízo na contabilidade do hospital caso não sejam manuseados corretamente.
“Nosso trabalho bucaou capacitar a equipe do centro cirúrgico a trabalhar com materiais permanentes e descartáveis de alto custo, muitos deles sensíveis e que exigem muito cuidado em seu manuseio”, explicou Alba Barros, da empresa Endomedical, lembrando que planeja levar a palestra para o centro cirúrgico da Santa Casa de Maceió. “Uma ótica (câmera) flexível para retirada de cálculo renal, por exemplo, pode ser utilizada até 20 vezes se bem manuseada”, comentou. Para se ter uma ideia da importância da iniciativa, o procedimento conhecido como uretereno flexível a laser exige entre 5 e 8 itens descartáveis que, juntos, somam R$ 12 mil em custos.
“Orientamos a equipe que as operadoras de saúde podem glosar (não pagar) o procedimento se o hospital não guardar a embalagem com os códigos da Anvisa e outras informações, daí ser necessário guardar os rótulos”, explicou Maria Clara Ferreira, supervisora de enfermagem da Santa Casa Farol.
O curso abrangeu 44 profissionais de enfermagem e circulantes do centro cirúrgico e da central de esterilização da Santa Casa Farol.
Conforme destacou Maria Clara, o treinamento é o primeiro de uma série destinada a atualizar os profissionais da Santa Casa Farol em diversos aspectos da rotina hospitalar. O próximo encontro, por exemplo, abordará o uso das bombas de infusão da empresa B. Braun.