Notícias

Confira as últimas notícias e novidades

Curso atualiza médicos e enfermeiros em emergências cardiovasculares

TECA2As doenças cardiovasculares são responsáveis por 29,4% de todas as mortes registradas no País em um ano. Isso significa que mais de 308 mil pessoas morrem todos os anos, principalmente, de infarto e acidente vascular cerebral (AVC). Estudos do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia (São Paulo) mostram que 60% dessas vítimas são homens, com média de idade de 56 anos. A elevada freqüência do problema coloca o Brasil entre os 10 países com maior índice de mortes por doenças cardiovasculares.
As doenças cardiovasculares são aquelas que afetam o coração e as artérias, como os já citados infartos, derrames (acidente vascular cerebral), arritmias cardíacas, isquemias ou anginas. A principal causa das doenças cardiovasculares é o acúmulo de placas de gorduras nas artérias (aterosclerose) ao longo dos anos dificultando a passagem do sangue.
Visando atualizar suas equipes para o atendimento das emergências, a Divisão de Ensino e Pesquisa (DEP) da Santa Casa de Maceió promoveu nos dias 16 e 17 de maio a edição 2015 do Treinamento em Emergências Cardiovasculares para o atendimento de adultos (TECA-A).
Desenvolvido pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), o curso capacita profissionais médicos e enfermeiros para o atendimento da parada cardiorrespiratória (PCR), da insuficiência cardíaca descompensada, do acidente vascular cerebral (AVC), do infarto agudo do miocárdio (IAM), da insuficiência respiratória e das diversas formas de arritmias que podem levar o paciente à emergência.
Após 10 horas de capacitação para o atendimento em situações que simulam emergências cardiovascularess, os profissionais foram submetidos a avaliações teóricas e práticas. O curso contou com a participação de 17 médicos (cardiologistas, emergencistas, nefrologistas e integrantes do Time de Resposta Rápida) e 13 enfermeiros, com uma aprovação de 93%.
Em 2014 e 2015, foram capacitados 96 profissionais, entre médicos e enfermeiros, da Emergência 24 horas, do Time de Resposta Rápida, da Unidade de Dor Torácica, das Unidades de Terapia Intensiva Geral e Cardíaca, do Centro Cirúrgico, da Hemodinâmica e da Nefrologia, bem como da UTI geral da Santa Casa Farol e da Emergência da Unidade Rodrigo Ramalho.
“O Programa de Educação Continuada para a Emergência visa à capacitação contínua dos profissionais que trabalham em todas as suas unidades, de forma que em qualquer local da instituição exista sempre uma equipe com competência para reconhecer e atuar em situações críticas, oferecendo um atendimento de excelência e salvando vidas”, comentou Maria Alayde Mendonça Rivera, gerente corporativa da Divisão de Ensino e Pesquisa.
“A assistência rápida e efetiva, seguindo os protocolos, faz toda a diferença no tratamento e na recuperação do paciente”, comentou a médica Pollianna Roriz, diretora do curso pela Sociedade Brasileira de Cardiologia. O curso contou com a presença de quatro instrutores da SBC.

TECA3 Teca-1 GEDSC DIGITAL CAMERA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Por favor, escolha a área que deseja conversar para que possamos lhe atender.
//
Consultas e Exames
Fale com nossos atendentes
Marcação de Consultas e Exames