Notícias

Confira as últimas notícias e novidades

Dez mitos (e dúvidas!) sobre a asma

Falta de ar, dificuldade para respirar, tosse e sensação de aperto ou chiado no peito. Esses são os sintomas clássicos dos portadores de asma, patologia provocada pela inflamação das vias aéreas. Mas, engana-se que pensa que a doença é o único desafio dos cerca de 20 milhões de asmáticos brasileiros, segundo números da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT). A falta de informação e o preconceito são tão nocivos quanto os efeitos da doença.

“A asma não é transmissível e não incapacita a pessoa para desempenhar qualquer atividade profissional ou física”, lembra a pneumologista da Santa Casa de Maceió, Fátima Alécio. Por ocasião do Dia Nacional do Controle da Asma (21/06), a especialista esclarece os dez principais mitos e dúvidas que cercam essa patologia, que é tão antiga quanto a própria história humana. Seu primeiro registro histórico aparece em compêndios chineses datados de 2.600 a.C.

Perguntas & Respostas

1 – A asma tem cura?
Não. A asma tem controle. “Atualmente, os medicamentos possuem um alto nível de eficiência. Os pacientes que seguem à risca o tratamento têm crises cada vez mais espaçadas, chegando a períodos superiores a um ano entre uma crise e outra. Agora, os que não seguem as recomendações médicas ainda lotam os consultórios e as unidades de emergência quando em crise”, explicou a pneumologista Fátima Alécio.

Só crianças têm asma?
Não. Crianças e adultos podem ter asma. As crianças podem nascer com a doença ou desenvolvê-la em algum rmomento da vida. A predisposição genética, a poluição, o contato com produtos químicos ou tóxicos ou mesmo o convívio ou trabalho em ambientes insalubres, com mofos, ácaros etc., pode levar crianças, jovens ou adultos a desenvolver a asma.
O portador de asma pode atuar em qualquer profissão?
Sim. Não há qualquer restrição. A criança com asma se desenvolverá normalmente como qualquer outra criança.

O asmático pode praticar atividade física?
Sim, deve praticar atividades físicas. “Muita gente pensa que a dificuldade para respirar seja um impeditivo para o portador de asma, mas pelo contrário. Ao desempenhar uma atividade física, o paciente consegue melhorar sua capacidade respiratória, ajudando a minimizar os efeitos da doença”, orienta Fátima Alécio.

A única atividade recomendada é a natação?
Não. O portador de asma deve praticar qualquer esporte que o agrade.
As bombinhas para inalação de medicamentos são o único meio de controle?
Não, mas ainda é o melhor.

As bombinhas engordam?
Não.

As bombinhas viciam?
Não.

O uso contínuo das bombinhas faz mal ao coração?
Não. A substância atua apenas nas vias aéreas.
O medicamento contra a asma apresenta efeitos colaterais ao longo da vida?
Não. Pesquisas indicam que seu uso é seguro e tranquilo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Por favor, escolha a área que deseja conversar para que possamos lhe atender.
//
Consultas e Exames
Fale com nossos atendentes
Marcação de Consultas e Exames