Urologista diz como prevenir câncer de pênis em palestra com colaboradores nesta segunda (31)
Responda rápido: quantas vezes por semana você lava seu pênis? Se falou todos os dias, então você e o seu companheiro estão livres das estatísticas da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU). Alguns levantamentos apontam que a cada 13 dias um pênis é amputado no Brasil.
“Para evitar o câncer de pênis é simples: basta lavá-lo com água e sabão”, orientou o urologista Mário Ronalsa em bate-papo sobre o tema com os colaboradores da Santa Casa de Maceió.
Segundo ele, um dos principais problemas deste tipo de neoplasia é a fimose – doença que impede que a glande do pênis seja exteriorizada e possa ser limpa corretamente.
Conforme explica o próprio Mário Ronalsa, nesta intervenção cirúrgica é retirado o couro (prepúcio) que cobre a glande. A anestesia é local e o procedimento não dura mais que 30 minutos, sendo o paciente liberado em seguida.
“Quando o prepúcio está fechado forma-se um esmegma (sebo) potencialmente cancerígeno, daí a importância em se tratar o problema ainda na infância”, complementou.
O encontro com os colaboradores é uma iniciativa da Gerência de Gestão de Pessoas, ao qual está vinculada a Medicina do Trabalho, e inclui outras ações, como o cuidado com as gestantes, campanhas de vacinação, ginástica laboral e sala de apoio à amamentação.
Displicência masculina
O primeiro estudo epidemiológico sobre câncer de pênis no Brasil revela que após surgirem os primeiros sintomas da neoplasia 50% dos pacientes aguardam até um ano para procurar o médico.
“Há casos em que o paciente continua mantendo relações sexuais com a esposa mesmo no estágio avançado da doença”, diz Mário Ronalsa Brandão, urologista da Santa Casa de Maceió e um dos participantes do estudo pela Sociedade Brasileira de Urologia. Ao fim da palestra ele reforçou: “Não esqueçam, para evitar a doença basta usar água e sabão e água”.
Deixe uma resposta