Notícias

Confira as últimas notícias e novidades

Febre, taquicardia e pressão baixa são alguns dos sinais da sepse

Existe uma doença que mata em questão de horas, fruto de uma resposta desordenada do organismo a processos infecciosos. Seu nome é sepse. O problema da sepse é que os sintomas assemelham-se a diferentes tipos de doenças, o que dificulta sua identificação. Qualquer pessoa pode ter sepse e qualquer tipo de infecção pode desencadear o problema. Por isso, deve-se ficar alerta sempre que houver infecções, como pneumonia, infecções abdominais e urinárias.

A chave para evitar que a sepse progrida para uma situação crítica, com risco real de óbito, é identificar rapidamente o problema. Os principais sinais da síndrome são: febre (mais de 38°C); aceleração dos batimentos cardíacos (taquicardia acima de 100 batimentos por minutos); respiração rápida (20 incursões por minuto); pressão arterial muito baixa (diastólica abaixo de 9 –  trata-se do primeiro indicador de pressão) e hipotermia (temperatura abaixo de 35°C). Há outros sinais, como a diminuição do volume urinário ou sonolência excessiva.

“Identificando-se dois ou mais sintomas ao mesmo tempo, deve-se começar a agir e oferecer imediatamente ao paciente soro e antibiótico. Se o paciente estiver em casa, a orientação é procurar um hospital de sua confiança o mais rápido possível”, orienta o médico Fábio Lima, coordenador do Comitê Gestor da Sepse na Santa Casa de Maceió.

A Santa Casa de Maceió possui um protocolo gerenciado institucional de prevenção, diagnóstico e tratamento da Sepse que define as principais condutas, incluindo a detecção precoce desses pacientes e o tratamento adequado de acordo com o foco inicial, contemplando desde os pacientes atendidos na Unidade Emergência até aqueles internados nas dependências da Instituição.

A partir da suspeita, o médico solicita o pacote de exames necessários para o acompanhamento desse paciente e prescreve o antibiótico de acordo com o local de infecção, além de iniciar a hidratação venosa. Toda a equipe assistencial da Santa Casa de Maceió está envolvida no Protocolo, para que todo o procedimento seja realizado em menos de uma hora, visando interromper o processo inflamatório já instalado.

Comentários (2)

  • Lift Detox Oficial Reply

    Sou a Rafaela Pereira, achei seu artigo excelente! Ele
    contém um conteúdo extremamente valioso. Parabéns
    pelo trabalho incrível! Nota 10.

    29 de setembro de 2023 at 23:01
  • Maria Morais Reply

    Se estiver a tomar antibiotico resistente è o mesmo que nao tomar.
    Neste caso trata se de 1 infecçao irinaria ESBL klesbiella pneumonia que nao responde a certos antibioticos prescritos Fiz urocultura dia 24 aguardo resultado mas o quadro vai se agravando. Estou com temperatura pulsaçao elevada e tensao arterial mais baixa que o normal. Devo ir ao hospital e solicitar 1 analise ao sangue para despiste de septicemia? Jà que no passado fui acometida por essa doença que receio muito

    27 de novembro de 2023 at 11:41

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Por favor, escolha a área que deseja conversar para que possamos lhe atender.
//
Consultas e Exames
Fale com nossos atendentes
Marcação de Consultas e Exames