Dia do Professor: Ricardo Nogueira dá aula sobre como falar bem em público

dIA DO PROFESSOR (1)Em encontro alusivo ao Dia do Professor, reunindo preceptores vinculados à Gerência de Ensino e Pesquisa, o professor Ricardo Nogueira deu uma verdadeira aula sobre como ser… professor. Falar em público é uma atividade corrente na vida na vida desses profissionais e de quem lida com grupos no mercado de trabalho, estudando ou mesmo em família.

Em sua fala no Centro de Estudos da Santa Casa de Maceió, o professor Ricardo Nogueira deu o caminho das pedras para se comunicar bem em público.

Prestigiaram o evento o coordenador do Curso de Medicina do Cesmac, Carlos Henrique Tavares, e o coordenador da Comissão de Residência Médica, Antonio Alício. Participaram da aula os preceptores da Residência Médica, da área de estágio do hospital e de outras instituições vinculadas à Santa Casa de Maceió.

A gerente da Divisão de Ensino e Pesquisa da Santa Casa de Maceió, Maria Alayde Rivera, lembrou que a iniciativa integra a série de eventos do Programa de Educação Continuada da instituição. “O programa vem atuando e disseminando conhecimento entre profissionais de diversas áreas do hospital e suas unidades”, comentou Alayde Rivera.

Bom humor

“Muitas pessoas lidam em seu dia-a-dia com pequenos e grandes grupos, mas reclamam que nem sempre conseguem atrair a atenção da platéia”, diz o professor Ricardo Nogueira, presidente da Casa da Palavra, entidade especializada em educação continuada em Maceió.

A sugestão para essas pessoas é dar toques de bom humor entre uma e outra fala. Segundo ele, nenhum estudo comprovou que o bom humor consegue convencer ou persuadir os ouvintes, entretanto, é fato comprovado que um orador bem-humorado consegue manter a atenção dos ouvintes com mais facilidade.

“Neste caso, se o assunto permitir e o ambiente for favorável, use sua presença de espírito para tornar a apresentação mais leve, descontraída e interessante”, orienta o professor, alertando, entretanto, “para se evitar exageros, pois o orador que fica o tempo todo fazendo gracinhas pode perder a credibilidade”.

Veja a seguir outras dicas importantes para se falar em público com segurança e desembaraço.

Naturalidade ao falar

Numa apresentação em público, a melhor forma de cativar os ouvintes é agir de maneira natural e espontânea. Essa estratégia deve ser utilizada também em saias justas, ao se cometer erros ou gafes. Com bom humor, o palestrante pode usar a falha para aumentar a interação com a plateia.

Um roteiro pode ser útil

Algumas pessoas têm o domínio da oratória e conseguem, com sucesso, falar de improviso, dispensando roteiros. Outras adotam a tática de memorizar suas apresentações palavra por palavra. A experiência demonstra, entretanto, que neste último caso o resultado pode ser muito diferente. Usar a apresentação multimídia ou um discreto roteiro impresso é o melhor caminho para manter guiar a apresentação. Deve-se usar tópicos e evitar leitura de textos.

Linguagem correta

Uma escorregadinha na gramática aqui e outra ali talvez não chegue a prejudicar a apresentação, mas deve-se ficar atento para alguns erros grosseiros podem prejudicar a imagem do palestrante e a da instituição que estiver representando. Erros como: “fazem tantos anos”, “menos”, “a nível de” são alguns deles. Falar calmamente e pausadamente para facilitar a pronúncia correta das palavras é outra dica importante.

Saiba quem são os ouvintes

Cada público possui características e expectativas próprias que precisam ser consideradas em uma apresentação. É importante saber o nível intelectual das pessoas, até que ponto conhecem o assunto e a faixa etária predominante dos ouvintes para se utilizar o conteúdo mais adequado a cada público.

Ter começo, meio e fim

Existe uma regrinha simples e muito útil para organizar uma apresentação: anuncie o que vai falar, fale o que anunciou e conte sobre o que falou. Se puder antecipar

Prepare-se para falar

Existem oradores que possuem total domínio sobre a apresentação usando ou não roteiro. Para quem quer chegar lá a dica é preparar-se antes da palestra melhorando a apresentação, criando dinâmicas e estratégias motivacionais para aumentar a interação com o grupo.

Use recursos audiovisuais

Um bom visual na apresentação multimídia ajuda a destacar as informações importantes, facilitar o acompanhamento do raciocínio e fazer com que os ouvintes se lembrem das informações por tempo mais prolongado.

dia do professor dIA DO PROFESSOR (4) dIA DO PROFESSOR (3)