Novembro Azul: mutirão de urologistas atende 60 pacientes do SUS na Santa Casa
O Serviço de Urologia da Santa Casa de Maceió e a Liga Urológica Acadêmica da Uncisal realizaram nesta sexta (20) uma ação de alerta ao câncer de próstata e outras doenças que afetam a saúde masculina. A iniciativa incluiu exames clínicos da próstata, incluindo o toque retal.
Na faixa etária acima dos 45 anos, os 60 participantes do projeto foram pré-selecionados no PAM Salgadinho pelo urologista Rogério Bernardo, um dos coordenadores do evento.
O grupo foi recepcionado nas primeiras horas da manhã no Centro de Estudos da Santa Casa de Maceió para a coleta de sangue de avaliação do PSA. Após o lanche, os participantes acompanharam cinco palestras ministradas pela equipe da Luau sobre temas como prevenção dos cânceres de próstata, de pênis e de testículo, além de doenças sexualmente transmissíveis (DST) e disfunção erétil.
Para a iniciativa, o centro de estudos reservou três salas que serviram de ambulatório, sendo uma para coleta laboratorial do PSA e as outras duas para consultas e exames de toque retal.
Deixe uma resposta