Filtro solar em roupas protege você do sol
O Circuito Santa Casa, realizado em dezembro, entregou aos atletas camisas com tecido UV, que prometem proteção contra a radiação ultravioleta A e B (UVA, UVB) e infravermelho. Usar este tipo de roupa especial tem razão de ser: no Brasil são mais de 60 mil casos de câncer de pele por ano devido à exposição excessiva ao sol.
Mas, esse tecido funcional protege de fato? Tais roupas dispensam a aplicação de filtro solar? Quem responde é a dermatologista Samya Diegues. “O tecido de boa procedência filtra boa parte dos raios nocivos do sol. Mas, ainda assim, recomendo o uso de filtro solar fator 30, no mínimo, cobrindo todo o corpo. “Nas partes mais expostas, como rosto, orelhas, mãos e pescoço, a aplicação do filtro deve ser mais generosa”, diz.
Roupa funcional – Existem no mercado dois tipos de tecidos com proteção UV. O primeiro possui em seu DNA microfios especiais à base de dióxido de titânio. O segundo é um tecido comum que recebe aditivo químico por meio de centrifugação à alta temperatura. Neste último, a proteção pode durar um número determinado de lavagens, de acordo com a forma de lavagem e o fabricante. É importante conferir na etiqueta da roupa o nível de proteção UV.
Deixe uma resposta