Em maio: campanha busca sensibilizar mães e filhos para doação de sangue na Santa Casa
O Dia das Mães está chegando. Que tal presentear alguém que você nem conhece doando uma bolsa de sangue ou hemoderivados? “Mostre que você tem atitude correndo nas veias. Doe sangue!” Esse é o convite que as mulheres e mães do Serviço de Hemoterapia da Santa Casa de Maceió fazem no mês dedicado às mães.
Durante todo o mês de maio a equipe do Banco de Sangue aguarda a presença de homens e mulheres que desejam salvar vidas por meio da doação de sangue. O serviço funciona das 7h30 às 11h e das 13h às 16h na Rua Barão de Maceió.
“Todos os anos, milhões de pessoas contam com a generosidade de outras para sobreviverem. O problema é que a demanda cresce em todo o mundo e o número de doadores não”, lembra, preocupada, a assistente social do Serviço de Hemoterapia Luiza Santos.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 92 milhões de doações são realizadas todos os anos no mundo – a maioria por voluntários. Entretanto, desse total, 30 milhões fazem o procedimento uma única vez e não retornam aos hemocentros para novas doações.
De acordo com a OMS, o aumento na expectativa de vida e o consequente crescimento de doenças crônicas relacionadas ao avanço da idade exigem transfusões de sangue e uso de hemoderivados que vão além da oferta existente.
Outro problema é que alguns produtos derivados do sangue utilizados, por exemplo, no tratamento de pacientes com câncer, como plaquetas, têm durabilidade pequena, cerca de cinco dias. “Isso significa que precisamos de cada vez mais doadores de sangue para sanar essas demandas”, ressaltou um comunicado da organização.
Deixe uma resposta