Grupo de Envelhecimento Ativo: cardiologista aborda nesta segunda (25) o envelhecimento do coração
O Grupo de Envelhecimento Ativo da Santa Casa de Maceió (Geasc) recebe às 14 horas desta segunda (25/07), no Centro de Estudos Professor Lourival de Melo Mota, a presença da cardiologista Maria Alayde Rivera. Em sua palestra, a especialista abordará o chamado envelhecimento cardíaco,
Mas, o que é o envelhecimento do miocárdio? A partir dos 50 ou 60 anos, o ritmo do metabolismo desacelera, facilitando o acúmulo de gordura nas artérias, principalmente em indivíduos sedentários, hipertensos e que possuem colesterol elevado, aumentando também o risco de restrição do fluxo sanguíneo (aterosclerose). Se a região afetada for o coração ou o cérebro, o resultado pode ser um infarto ou um AVC (derrame).
Outra alteração estrutural decorrente do envelhecimento, segundo Alayde Rivera, é o favorecimento do processo de calcificação e redução da elasticidade das artérias. A formação de placas calcificadas nas paredes pode evoluir e levar a graus variados de isquemia (falta de oxigênio) em decorrência de lesões obstrutivas, chegando até à oclusão total da artéria, impedindo o fluxo de sangue.
Segundo o Ministério da Saúde, as doenças do aparelho circulatório são a principal causa de mortalidade em idosos, com mais de 37% do número de mortes. As mais comuns são derrame, infarto e enfermidades decorrentes de hipertensão arterial.
Daí a importância da prática de atividades físicas regulares. “É extremamente importante que a pessoa idosa não deixe de fazer atividades, nem que seja uma caminhada diária de 20 minutos. Os exercícios auxiliam na redução da pressão arterial, melhoram o desempenho da musculatura cardíaca e elevam a autoestima”, comentou a geriatra Helen Arruda, incentivadora e articuladora do Geasc.
Ela também alerta que pacientes acima dos 60 anos devem realizar avaliação clínica periódica com cardiologista para a realização de exames laboratoriais e de imagem necessários para identificação de doenças frequentes nessa faixa etária
O evento
A palestra, que é gratuita e aberta à comunidade, ocorrerá no Centro de Estudos Professor Lourival de Melo Mota das 14h às 16h.
O Grupo de Envelhecimento Ativo destina-se a idosos, sejam usuários da Santa Casa de Maceió, colaboradores da instituição, seus parentes ou pessoas da comunidade. O projeto é coordenado pelo professor Geraldo Liberal com o acompanhamento da geriatra Helen Arruda e a participação de profissionais de diversas áreas e setores da instituição. As reuniões do Grupo de Envelhecimento Ativo ocorrem todas as segundas-feiras.
Deixe uma resposta