Acreditação visa a qualidade e a segurança do paciente

A importância da Acreditação para os hospitais é a mesma da certificação ISO para as empresas, ou seja, símbolo de excelência. No caso da Acreditação, os estabelecimentos de saúde implantam processos assistenciais seguindo padrões bem específicos que, no caso do Brasil, são definidos pela Organização Nacional de Acreditação (ONA).
Estes processos são avaliados periodicamente por entidades credenciadas. Foi justamente o que ocorreu esta semana com a visita de avaliadores do Instituto Qualisa de Gestão (IQG) e a manutenção da Acreditação com Excelência Nível III.
O gerente da Divisão de Estratégia e Qualidade Luís Cláudio Albuquerque explica que, após alcançar o nível III, a Santa Casa de Maceió passou por seguidas avaliações nos últimos três anos.
“Graças ao empenho de todos, realmente de todos, conseguimos manter o nível três”, comemorou Luís Cláudio, destacando “que todo este trabalho tem como foco a assistência hospitalar com qualidade centrada na segurança dos pacientes”.
Por sua vez, o coordenador médico do Serviço de Radiologia e Diagnóstico por Imagem Rodrigo Benning Pinheiro frisou que “a confirmação do nível III da Acreditação ratifica o compromisso dos médicos da instituição com a qualidade na assistência e com a segurança e bem estar do paciente. Tenho orgulho em fazer parte deste projeto”, acrescentou o médico Rodrigo Benning.