Notícias

Confira as últimas notícias e novidades

Projeto Mama: veja como buscar atendimento oncológico no SUS em Maceió

Segundo o Instituto Nacional do Câncer, Alagoas registrou em 2016 cerca de 3.600 novos casos de câncer (excluindo-se o tumor de pele não melanoma). Mesmo assim, o município de Maceió não consegue preencher as 40 vagas de triagem disponibilizadas semanalmente pelo SUS. Essas vagas permitem que o paciente seja consultado por um especialista, realize exames de diagnóstico e inicie o tratamento.

Para entender melhor o problema e saber como acessar a rede oncológica do SUS na capital alagoana, o Projeto Mama convidou Andréia Barboza, gerente de Doenças Crônicas da Secretaria de Saúde de Maceió.

Questionada porque têm sobrado vagas de triagem em oncologia quando existem tantos casos de câncer novos em Maceió, Andréia Barboza disse que as pessoas vêm buscando acesso à rede de atendimento por outros caminhos. “Em muitos casos por meio de amizades e não pelo canal oficial criado pela Secretaria de Saúde de Maceió, no caso, o Cora (Complexo Regulador de Maceió).

Segundo Aishá Gois, na Santa Casa de Maceió 95% da demanda é encaminhada por cirurgiões, com os pacientes passando direto para o agendamento via recepção. Outros 3% é via regulação e 2% via solicitações diretas à colaboradores, gestores e núcleo do SUS. “Estamos habilitados e preparados para assistir o paciente oncológico com todas as retaguardas que o Ministério da Saúde exige”, concluiu.

Como ter acesso ao SUS

A palestrante Andréia Barboza explicou como os pacientes – adultos e crianças – podem ser atendidos em um dos três hospitais especializados em câncer de Maceió. Ela destacou que a Santa Casa de Maceió é o único Centro de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon) de Alagoas com Oncologia Pediátrica.

O primeiro passo que o cidadão deve dar é procurar o posto de saúde mais próximo de sua casa para marcar uma consulta com o médico da unidade.

O segundo comparecer à consulta e receber do médico o receituário encaminhando para que o Cora (Complexo Regulador de Maceió) indique qual Cacon irá atender o paciente.

O terceiro passo é levar este receituário ao funcionário do próprio posto de saúde para que ele faça a marcação no Cora.

O quarto passo é aguardar que o funcionário “marcador do Cora” ligue pedindo que o paciente retorne ao posto de saúde.

O quinto passo é ir ao posto de saúde buscar o encaminhamento impresso com a data, hora e o nome do hospital onde será feita a trigem.

O sexto passo é comparecer ao hospital e, a partir daí, seguir as orientações da instituição indicada. No caso da Santa Casa de Maceió, o paciente deverá se dirigir à Unidade Rodrigo Ramalho, na Avenida Assis Chateaubriand, na Praia do Sobral, para agendar a consulta com o especialista.

Mulheres Vencedoras

O Projeto Mama, também conhecido como Mulheres Vencedoras, é gratuito e aberto à comunidade. Os encontros ocorrem no Centro de Estudos da Santa Casa de Maceió, sendo realizado sempre  às 8 horas na última segunda-feira do mês. A iniciativa é coordenada pelas psicólogas Anamarina Soares e Elizangela Falcão.

“Uma das missões do Projeto Mama é disseminar informações sobre o câncer, daí a iniciativa de trazermos os gestores públicos da saúde para discutir o tema”, disse a psicóloga Anamarina Soares, que coordena o grupo junto com a psicóloga Elizangela Falcão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Por favor, escolha a área que deseja conversar para que possamos lhe atender.
//
Consultas e Exames
Fale com nossos atendentes
Marcação de Consultas e Exames