Santa Casa de Maceió realiza simulação de atendimento a desastres nesta sexta (27)

A Santa Casa de Maceió realizou nesta sexta (27) a terceira simulação do PAD (Plano de Atendimento a Desastres e Incidentes com Múltiplas Vítimas). Assim que o plano foi acionado, por volta das 10 horas, todos os colaboradores envolvidos foram convocados a comparecer ao complexo-sede do hospital, onde receberam coletes de identificação e assumiram seus postos previamente definidos no planejamento do PAD.

Numa situação real de desastre, os pacientes devem recorrer inicialmente ao Hospital Geral do Estado, já que nesses casos a unidade, localizada no bairro do Trapiche da Barra, é considerada “porta aberta” prioritariamente.

Ocorrendo a superlotação da unidade nos momentos seguintes ao desastre, o plano poderá ser ativado e a Emergência 24 Horas da Santa Casa de Maceió passará a receber pacientes, mesmo não sendo referência primária para este tipo de atendimento.

A simulação do PAD prepara os diversos times de profissionais da instituição para compartilhar instalações e serviços e oferecer uma resposta imediata aos reflexos do desastre junto à população.

O PAD é testado periodicamente através de exercícios simulados com a equipe multidisciplinar da Santa Casa de Maceió, estabelecendo uma cadeia de comando e todo um fluxo de trabalho, que começa no acionamento do plano, mantém-se ativo durante a assistência às vítimas e encerra-se quando o fluxo de pacientes é normalizado.

Nesse simulado foram observados diversos aspectos, entre eles o tempo de resposta das várias equipes envolvidas no plano. Atores representaram o papel de vítimas, familiares e jornalistas. Todo trabalho foi acompanhado por observadores.