Esclareça suas dúvidas sobre a pós-graduação destinada a médicos
Mas, o que é a residência médica?
A residência médica é uma modalidade de pós-graduação, sob a forma de curso de especialização, reconhecida pela CNRM e realizada apenas em hospitais que possuam estrutura para realizar este tipo de formação profissional.
Quem conclui o curso pode ser considerado um especialista?
O Programa de Residência Médica confere o título de especialista ao profissional. A expressão “residência médica” só pode ser empregada para programas que sejam credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica.
Quem pode fazer a residência médica?
Médicos formados (bacharéis) ou aqueles que já concluíram a residência em Clínica Médica e buscam outras especializações.
Quais programas são os mais concorridos na Santa Casa de Maceió?
Os quatro programas com maior número de inscrições foram: Anestesiologia, com 74 candidatos, Clínica Médica (64), Cirurgia Geral (51) e Otorrinolaringologia (46). Disponibilizando apenas duas vagas, Cirurgia Geral registrou a maior concorrência, com 25,5 candidatos por vaga, seguida de perto da Otorrinolaringologia, com 23 candidatos por vaga. Após, vieram Anestesiologia (18,5 interessados por vaga) e Radiologia e Diagnóstico por Imagem (17 por vaga). Com 64 médicos disputando seis vagas, a Clínica Médica registrou 10,5 inscritos por vaga. Radioterapia não recebeu inscrições.
Como é o processo seletivo?
O processo seletivo será realizado em duas fases: a primeira é a prova escrita prevista para 21 de janeiro de 2018. A abertura dos portões será às 7 horas em Maceió e às 8 horas em São Paulo, com o início da prova uma hora depois. Os portões fecham às 7h45 e 8h45, respectivamente. A segunda etapa é a entrevista, que ocorrerá em 1º de fevereiro nas duas cidades em local e horário a ser divulgado.
Deixe uma resposta