Videocirurgia reduz riscos e agiliza alta hospitalar

Menor trauma cirúrgico; menor dor pós-operatória, com consequente menor uso de analgésicos; menor tempo de internação com alta hospitalar precoce; retorno precoce às atividades habituais e laborais; melhor resultado estético, pelas diminutas incisões que substituíram aos grandes cortes na região do tórax da cirurgia convencional; menos custos hospitalares e menor taxa de complicações.

Essa é a lista de vantagens a favor das cirurgias oncológicas minimamente invasivas por vídeo realizadas na Santa Casa de Maceió.

E quem diz não são apenas os médicos, mas também os pacientes.

É o caso da professora aposentada S.G.M.F, de 65 anos, que precisou retirar parcialmente o rim. “Fiz duas cirurgias no mesmo dia. Fui operada em um dia e 24 horas depois tive alta”, relembra, agradecendo a equipe que a atendeu.

O advogado P.R., de 65 anos, mostrou-se surpreso em ter voltado para casa dois dias após a retirada da próstata.

E mais surpreso ainda em poder voltar a trabalhar apenas 16 dias após o procedimento, uma vez que muitos permanecem convalescendo em períodos que chegam a três meses.

Os médicos enfatizam que toda cirurgia tem riscos, mas na videolaparoscopia são baixos em relação à cirurgia aberta.